sábado, 3 de dezembro de 2011

Aviação: TAP eleita a melhor companhia aérea da Europa

03.12.2011 13:31 

Lisboa, 03 dez (Lusa) - A TAP foi eleita a melhor companhia área da Europa, entre outras 30 companhias de renome internacional, pela revista norte-americana de turismo Global Traveler, divulgou hoje a empresa em comunicado.

O prémio foi atribuído em Beverly Hills, nos Estados Unidos, na oitava gala anual da Global Traveler e resulta da sondagem designada "GT Tested Reader Survey" da revista realizada a mais de 36.000 passageiros frequentes e passageiros executivos, que fazem em média 16 viagens internacionais e 16 viagens domésticas por ano.

No comunicado, a TAP lembra que esta sondagem é considerada no setor como os "óscares de viagens" e explica que os passageiros frequentes e executivos são convidados a nomear "os Melhores" em várias categorias na área de viagens e turismo.

http://sicnoticias.sapo.pt/Lusa/2011/12/03/aviacao-tap-eleita-a-melhor-companhia-aerea-da-europa

Turismo pode gerar vendas recorde em ano de crise

Carlos Caldeira 
30/11/11 08:42

Principal associação do sector estima que volume de negócios chegue a oito mil milhões.

As receitas do sector do turismo "deverão bater o recorde dos oito mil milhões de euros este ano, representando cerca de 11% do produto interno bruto português". A estimativa é avançada pelo presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens (APAVT), João Passos, ao Diário Económico, e será um dos números em debate no congresso anual da associação que arranca amanhã, dia 1, em Viseu.

"Trata-se de um sector extremamente transversal a toda a economia e Portugal tem todas as condições para continuar a consolidar os seus mercados turísticos", comenta João Passos, acrescentando que já se "notam resultados interessantes dos turistas vindos do Reino Unido, Alemanha e França". O dirigente realça ainda o mercado do Brasil, que vai ter um painel específico no XXXVII Congresso nacional da APAVT, um dos mais importantes do sector, e quetermina no próximo sábado.

O painel "Portugal-Brasil - Turismo nos Dois Sentidos", pretende ser um espaço dedicado ao debate das estratégias que permitam, por um lado, potenciar o crescimento do turismo brasileiro em Portugal e, por outro, a retoma do crescimento do turismo português no Brasil. O evento vai ainda debater os actuais desafios do turismo, como "o aumento do IVA, a crise económica e os modelos de relacionamento na distribuição", explicou João Passos.

http://economico.sapo.pt/noticias/turismo-pode-gerar-vendas-recorde-em-ano-de-crise_132624.html

Frederico Costa à frente do Turismo de Portugal

Francisco Teixeira 
22/11/11 00:05

Instituto de Turismo de Portugal vai sofrer uma redução profunda da sua estrutura externa e terá uma administração cruzada com a Aicep.

O novo conselho de administração do Instituto de Turismo de Portugal será presidido por Frederico Costa e contará com mais dois elementos: Maria de Lurdes Vale, até agora adjunta de Álvaro Santos Pereira no ministério da Economia e Luís Matoso, ex-administrador do Euro2004.

A nova administração do Instituto Turismo de Portugal tomará posse nos próximos dias, o mesmo acontecerá com Pedro Reis e a sua equipa que assumirão a gestão da Aicep - a agência que promove a captação de investimento e a internacionalização das empresas portuguesa.

Os dois organismos do Estado passarão a funcionar, no exterior, integrados na rede consular e sob a tutela do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros o que obrigará a uma reestruturação profunda das três redes: a comercial (actualmente com presença em 44 países), a rede do turismo (representada em 21 mercados emissores de turistas) e a rede diplomática que tem presença em cerca de 150 países.

Frederico Costa aceitou o convite da secretária de Estado, Cecília Meireles, que foi, desde sempre, uma defensora da sua promoção no interior do Instituto de Turismo de Portugal onde ocupava actualmente a vice-presidência (era responsável pela promoção de Portugal como destino turístico).

http://economico.sapo.pt/noticias/frederico-costa-a-frente-do-turismo-de-portugal_131920.html

Luís Matoso e Maria de Lurdes Vale no Turismo de Portugal

Francisco Teixeira 
21/11/11 18:37

O ex-administrador do Euro2004 e a ex-jornalista acompanham Frederico Costa na Administração do Turismo de Portugal.

Frederico Costa é o novo presidente do Instituto de Turismo de Portugal e terá na administração Maria de Lurdes Vale, ex-jornalista do Diário de Notícias que passou pela embaixada portuguesa em Madrid e é, actualmente adjunto de Álvaro Santos Pereira na Economia, e Luís Matoso, licenciado em Direito e ex-administrador do Euro2004.

A nova equipa deverá tomar posse nos próximos dias.

http://economico.sapo.pt/noticias/luis-matoso-e-maria-de-lurdes-vale-no-turismo-de-portugal_131910.html

Mercado russo e brasileiro em destaque no turismo de negócios para Portugal

12:40h - 02/12/2011

O Turismo de Portugal esteve presente na EIBTM, que se realizou até ontem em Barcelona, juntamente com 43 empresas, para promover a oferta do destino no segmento do turismo de negócios.

Em entrevista ao ambitur.pt, Miguel Perestrello, director do Turismo de Portugal em Espanha, afirmou que nesta participação notou, para além dos mercados tradicionais da Alemanha, Reino Unido e França, “muita procura no nosso ‘stand’ por parte do mercado russo. Têm nos visitado bastantes agentes russos que têm assistido às nossas apresentações do destino, demonstrando um largo interesse”.

A par deste também o mercado brasileiro, que “tem vindo a crescer fortemente para Portugal em termos de procura, marca uma forte presença”. “De uma forma geral, tenho sentido reacções positivas, não sei se têm se concretizado, mas têm uma forte adesão”, adianta.

No que diz respeito ao mercado espanhol, pelo qual é agora o responsável do instituto público, Miguel Perestrello realça que “os resultados que temos tido até agora, e que estão apurados até Setembro, demonstram que o turismo de Espanha para Portugal tem crescido. É um crescimento que nos parece sustentado, temos vindo a fazer uma aposta que tem resultado num aumento da estada média dos espanhóis em Portugal e esse era um dos grandes objectivos a que o Turismo de Portugal se propôs, aumentar o número de dormidas dos espanhóis. Porque os espanhóis são o número um em termos de hóspedes para Portugal, já em dormidas não acompanhavam essa posição. Essa aposta parece-nos que está a resultar, a forma como temos estado a trabalhar directamente ao público espanhol, ao consumidor final tem resultado e portanto aumentámos o número de hóspedes, aumentámos o número de dormidas, um crescimento superior ao número de hóspedes, portanto a estratégia está a resultar”.

Em relação ao próximo ano, o director do Turismo de Portugal em Espanha realça que “estamos confiantes que vamos conseguir manter este crescimento sustentado, vamos continuar a nossa aposta direccionada ao consumidor final, que é a grande forma de procura de Portugal”.

Neste sentido, a promoção de Portugal em Espanha irá continuar a incidir na gastronomia, mas também na cultura com destaque para Guimarães Capital da Cultura 2012 “e agora o fado que será o nosso ‘leitmotiv’ para 2012 para manter a cultura que os espanhóis gostam de conhecer, por isso o fado vai conseguir seguramente tocar nos ouvidos dos espanhóis”.

No que diz respeito em particular ao crescimento do turismo de negócios, “o crescimento [do mercado espanhol] também tem acompanhado o crescimento global, mas há necessidade de fazer uma forte aposta, daí esta nossa presença acompanhado pelo sector privado, que também tem marcado a sua presença na EIBTM e demonstra que de grande parte do sector privado há um forte empenhamento neste segmento”, indica.

No stand do Turismo de Portugal, com mais de 500 m2, concentraram-se os contactos entre as 43 empresas, os ‘convention bureaux’ de Lisboa, Estoril, Porto, Algarve e Madeira. De salientar a presença pela primeira vez na EIBTM de duas unidades da região Centro de Portugal num evento deste segmento – o Montebelo Hotels & Resorts e o Grande Hotel do Luso, no âmbito da iniciativa 4Senses.

por Raquel Relvas Neto

http://www.ambitur.pt/site/news.asp?news=25006

Miguel Relvas: "Portugal precisa de um sector turístico forte e criativo"

13:00h - 02/12/2011

"Portugal precisa de um sector turístico forte e criativo". Para Miguel Relvas, ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, "não haverá melhor contributo para relançar o crescimento do que a transformação estrutural", pelo que se deve apostar num "modelo de desenvolvimento que olha para o turismo e para as empresas do sector como uma aposta nacional", exemplo disso "é a definição de uma nova estratégia nacional para o turismo que promove a competitividade, tendo em conta a actual conjuntura de mercado e a situação das empresas nacionais".

O executivo que presidiu à abertura do XXXVII Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que teve início ontem em Viseu, destacou que o turismo nacional deve seguir "uma estratégia que aposta no reforço e na identidade da Marca Destino Portugal".

Para Miguel Relvas será "igualmente necessário optimizar o licenciamento e a acção reguladora, no sentido de simplificar processos, estimular o empreendedorismo e atrair cada vez mais investidores, nacionais e estrangeiros".

O Ministro reforçou que tem de se "encontrar uma abordagem inovadora para os mercados emergentes da Rússia, Europa do Leste, América do Sul, China e Índia, sem esquecer os Países de Língua Oficial Portuguesa".

João Passos, presidente da APAVT, fez questão de evocar no seu discurso de abertura do congresso, que as "empresas não podem aceitar" ver as suas condições de trabalho agravadas "como até há bem pouco tempo temos visto, com custos de contexto, nomeadamente com uma interferência continuada e despropositada do Estado na vida das empresas".

O recado para os governantes, presentes na abertura do congresso, prosseguiu: "Este tem sido o nosso discurso recorrente e reiteramo-lo aqui hoje: o papel do Estado deve ser fundamentalmente o de regular e não o de regulamentar ao arrepio do mercado e ao arrepio do interesse dos consumidores".

Por Rute Elias

http://www.ambitur.pt/site/news.asp?news=25005

"Turismo tem que se posicionar e funcionar numa perspectiva de Negócio"

12:38h - 02/12/2011

O "Turismo tem que se posicionar e funcionar numa perspectiva de Negócio". Esta foi uma das principais linhas que Cecília Meireles, Secretária de Estado do Turismo deixou, ontem, na abertura do XXXVII Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo.

Para a responsável "“Vender” é a prioridade", pois "só desta forma conseguiremos fomentar a economia, alavancar o sector e contribuir para alavancar Portugal". Num discurso incentivador, a secretária de Estado lançou o repto que "chegou o tempo de trabalhar, como nunca, em cooperação e sintonia. Temos escassez de meios, uma conjuntura adversa e uma concorrência feroz. Temos pela frente, talvez o maior desafio de sempre do sector. Agências de Viagem, Hoteleiros, Empresários, Turismo de Portugal, Organizações Regionais de Turismo, Associações, Municípios e Governo devem funcionar em parceria estreita."

A executiva avançou que está-se "a adequar os meios de financiamento face ao ambiente económico que vivemos. Com este objectivo, criei um grupo de trabalho que está já a estudar um conjunto de instrumentos de resposta à situação e às reais necessidades do sector".

A executiva garantiu no seu discurso que o Governo e a APAVT "estão e vão continuar a trabalhar em conjunto. A revisão da legislação do sector, com especial enfoque na questão do fundo de garantia de viagens e turismo, é um processo que está a decorrer e uma preocupação que todos veremos resolvida muito celeremente".

Sobre a reestruturação da administração pública, a excecutiva sublinhou que "a actual conjuntura não comporta o modelo em vigor e todas as suas estruturas de turismo", pelo que se iniciou um processo de análise e avaliação das mesmas, "processo esse onde serão ouvidas todas as actuais entidades desta esfera, já no decorrer da próxima semana".

Sobre a promoção turística, Cecília Meireles explicou que se está a trabalhar numa nova estratégia de promoção, "que permita uma maior e mais coerente projecção do Destino Portugal e uma comunicação mais segmentada aos nossos mercados".

A aposta vai no sentido de se "ir de encontro à procura que quer usufruir da nossa oferta, não dispersando meios e recursos que não têm, pela sua escala, resultados imediatos ou curto/médio prazo".

por Rute Elias

http://www.ambitur.pt/site/news.asp?news=25004

Aumento do IMI pode afectar hotelaria

1 de Dezembro de 2011 às 12:45:47 por Patricia Afonso

A carga fiscal é altamente agravada no Orçamento de Estado para 2012, com as empresas a verem os mais variados impostos a sofrerem aumentos, custos que terão, de alguma forma, enquadrar na sua situação financeira. O sector do turismo não está isento a estas alterações, algumas das quais metem mesmo em causa a viabilidade de inúmeras, como o caso do recém aprovado aumento do IVA para 23% na restauração e no golfe.

No entanto, há outros impostos dos quais ainda não se falaram e que vão, igualmente, penalizar os custos fiscais. Um destes casos e que pode ter um especial peso na hotelaria e restauração é o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). O Publituris foi falar com um especialista na matéria e perceber as mudanças e de que forma podem impactar o turismo.

* Leia este texto na íntegra na edição desta semana do Publituris

Coolgift lança Fado de Lisboa

1 de Dezembro de 2011 às 17:48:43 por Liliana Cunha

O Fado de Lisboa dá o mote para um novo pack da Coogift, que é lançado com quatro opções para duas pessoas incluindo jantar e espectáculo.

Alfama, Bairro Alto e Lapa são os locais escolhidos para este pack que permite visitar casas de fado como o Marquês da Sé, em Alfama, O Faia, no Bairro Alto, Páteo de Alfama, em Alfama e o Sr. Vinho.

http://www.publituris.pt/2011/12/01/coolgift-lanca-fado-de-lisboa/

Nortravel com confirmação imediata para city breaks

1 de Dezembro de 2011 às 18:18:29 por Liliana Cunha

As principais cidades europeias estão disponíveis no site da Nortravel para reservas com confirmação imediata.

Amesterdão, Madrid, Londres, Estocolmo, Munique, Paris e Veneza são alguns dos exemplos de cidades que a Nortravel disponibilizou no site com base em voos da TAP. As propostas têm incluem, no mínimo, duas noites de hotel, seguro de viagens, transferes e visitas regulares, ambas em regime opcional.

http://www.publituris.pt/2011/12/01/nortravel-com-confirmacao-imediata-para-city-breaks/

Hotelaria lisboeta positiva

2 de Dezembro de 2011 às 17:09:46 por Patricia Afonso

A cidade de Lisboa registou um bom desempenho no sector da hotelaria durante o mês e Outubro, face ao mesmo período do ano passado, com a síntese de todos os indicadores a crescer.

De acordo com os números avançados pelo Observatório de Turismo de Lisboa, a taxa de ocupação média no mês em análise na cidade de Lisboa fixou-se nos 81,73%, contra os 79,47% de 2010 (+2,8%).

Já as sínteses do preço médio por quarto vendido e do RevPar registaram crescimentos de dois dígitos, com aumentos de 13,3% e 16,5%, para os 86,80 euros e os 70,95 euros, respectivamente.

A destacar, apenas a descida na ocupação dos hotéis de quatro estrelas da cidade de Lisboa, embora esta tenha sido ligeira (-0,3%). Nestas unidades, este indicador situou-se nos 83,58%.

http://www.publituris.pt/2011/12/02/hotelaria-lisboeta-positiva/