domingo, 23 de outubro de 2011

Eventos Nacionais: 31º Festival de Gastronomia Nacional

O 31º Festival de Gastronomia Nacional teve inicio no dia 21 de Outubro e termina a 6 de Novembro.
A cidade anfitriã é Santarém, mais concretamente na Casa do Campino.

Site oficial: http://www.festivalnacionaldegastronomia.com

Abertura do Festival

Caros visitantes

A realização da 31ª edição do Festival Nacional de Gastronomia é um sinal da nossa perseverança, do nosso acreditar neste imenso e saboroso património que é a Gastronomia Portuguesa.

Mais uma vez, a mesa de Portugal está em Santarém. Do Minho ao Algarve passando pelas Ilhas, todo um mundo de iguarias que nos lançam um desafio aos sentidos e nos aguçam apetites.

Propomos-lhe nesta edição descobrir a excelência dos produtos portugueses, que apresentamos sob a forma de refeições temáticas em alguns dos dias Festival.

Os Açores propõem-nos o sabor das Ilhas, o Alentejo vai trazer-nos a arte de bem confeccionar o pão, de Lisboa e Vale do Tejo os sabores bravos da caça, do Porto e Norte de Portugal uma rapsódia de carnes tenras das raças autóctones. Do mar do Oeste a celebração dos mariscos, do Algarve a mestria dos pratos de peixe. Do Centro de Portugal a tradição do Bacalhau e do Leitão. Da Serra da Estrela o borrego bordalês e mais a norte, do Douro, o apetitoso cabrito.

Petiscar nas tradicionais tasquinhas, é sentir a alma do Festival, despertando os apetites, avivando memórias de odores e sabores. Dos queijos e enchidos até à doçaria tradicional e conventual, dos vinhos e licores às formas e cores do artesanato, tudo se harmoniza e nos convida para um brinde ao mais marcante da cultura portuguesa.

O Festival é também o ponto de encontro de todos os profissionais do sector, o palco onde se demonstram e partilham saberes, dicas e segredos, da grande arte da cozinha.

Porque o menu da festa vai ser completo, o Festival proporcionar-lhe-á também um programa de animação musical de qualidade.

Bem-vindos ao Festival Nacional de Gastronomia

Bom apetite


Texto retirado do site do festival

Notícias Nacionais: Estrangeiros salvam turismo nacional em Agosto

INE
Estrangeiros salvam turismo nacional em Agosto

Rita Paz 
13/10/11 12:23

A actividade hoteleira em Portugal continua a apresentar resultados positivos.

Em Agosto, os hotéis em Portugal acolheram um total de 1,8 milhões de hóspedes, que originaram 6 milhões de dormidas, segundo os dados divulgados hoje pelo INE. Estes números reflectem subidas homólogas de 5,4% e 5,6%, respectivamente, com a procura a aumentar por parte dos não residentes (9,8%), embora com uma desaceleração relativamente aos últimos quatro meses.

Já os residentes revelaram um comportamento estável, contribuindo com 2,4 milhões de dormidas, sensivelmente o mesmo valor registado em Agosto de 2010.

"Os resultados do mês de Agosto confirmam a tendência de evolução positiva que se vem verificando desde há alguns meses, embora se observe um abrandamento para os principais indicadores, comparativamente com os do mês de Julho", sublinha o INE.

Os dados hoje divulgados mostram que, apesar da crise, o maior aumento da procura verificou-se nos hotéis de uma e duas estrelas, tendo o número de dormidas disparado 15,1% em Agosto, face a igual mês de 2010. O mesmo sucedeu nos apartamentos de luxo, onde a procura disparou 33,6%.

Em sentido inverso, os estabelecimentos de classe mais baixa (Estalagens, móteis e pensões) registaram uma queda de 11,6% nesse mês.

Segundo os mesmos dados, o crescimento observado em Agosto ficou a dever-se sobretudo ao aumento das dormidas de estrangeiros (98%), sendo que o mercado brasileiro, britânico e holandês foram os que apresentaram os melhores resultados (34,3%, 19,7% e 14,1% respectivamente). "Do grupo dos principais mercados, apenas o irlandês e o alemão apresentaram resultados decrescentes (-8,7% e -1,5%), após um período consecutivo de crescimento", refere o relatório do INE.

Quanto aos locais mais procurados no país, Alentejo (+16,9%) e Madeira (+8,6%) estão no topo da lista.

No mês em análise, os proveitos totais dos estabelecimentos hoteleiros aumentaram 6,2% para 301,8 milhões de euros, assim como os de aposento, que atingiram os 224,2 milhões, um acréscimo de 6,8%.

http://economico.sapo.pt/noticias/estrangeiros-salvam-turismo-nacional-em-agosto_128922.html

Notícias Nacionais: Região de Tomar aposta no turismo para crescer

Conferência
Região de Tomar aposta no turismo para crescer

Catarina Madeira 
18/10/11 01:05

O Convento de Cristo e a Barragem de Castelo do Bode são os grandes pólos de atracção de uma região que quer ter no turismo o motor do desenvolvimento.

Nos últimos anos, o concelho de Tomar perdeu cerca de cinco mil postos de trabalho com o encerramento das últimas unidades industriais que ali existiam. Perante esta realidade, o turismo surge agora como o novo eixo do desenvolvimento económico da região.

À cidade não faltam argumentos de peso para se tornar um pólo de atracção turística: o Convento de Cristo - o maior monumento em área construída com cerca de quatro hectares - e a Barragem de Castelo do Bode, são apenas os mais fortes. O reforço da aposta no turismo, que se intensificou nos últimos três anos, surge a par com a constatação de que "substituir a indústria que já existiu é impraticável", diz o presidente da Câmara, Fernando Corvêlo de Sousa.

No fórum "Cidades de Futuro - Turismo e História com Energia", promovido pelo Diário Económico e pela Câmara de Tomar, o autarca exprimiu o desejo de "aproximar o Convento da cidade", quebrando o ciclo dos visitantes que desembarcam do autocarro turístico à porta do Convento de Cristo e, depois de uma curta visita, seguem viagem sem conhecer Tomar. A estimativa da câmara é que, todos os anos, cerca de 150 mil pessoas visitem o Convento de Cristo e que, desses, menos de metade desçam a colina até a cidade dos Templários. Depois de uma quebra em 2010, o número de visitantes do Convento está a crescer mais de 25% este ano, revelou a directora do monumento Ana Carvalho Dias.

http://economico.sapo.pt/noticias/regiao-de-tomar-aposta-no-turismo-para-crescer_129252.html

A conferência “Cidades de Futuro, Turismo e História com Energia”, decorreu no interior do Convento de Cristo, em Tomar.

Notícias Nacionais: Grupo easyjet abre primeiro hotel ‘low cost’ no Porto

Hotelaria
Grupo easyjet abre primeiro hotel ‘low cost’ no Porto

Elisabete Soares 
27/09/11 07:49


Grupo opera em Portugal através de ‘franchising’ e quer expandir-se para Lisboa.

Já abriu no Porto a primeira unidade da cadeia de ‘low cost' easyHotel, que é a 15ª do grupo de aviação easyjet no mundo. Com um investimento de quatro milhões de euros, a unidade fica localizada na zona da Batalha, perto do centro do Porto, e tem 56 quartos.

O hotel abriu oficialmente este mês, contudo desde o início do Verão que se encontra em regime de ‘soft open'. De acordo com a directora do easyHotel Porto, Talita Oka, a unidade hoteleira registou um nível de ocupação médio superior a 50%, o que surpreendeu pela positiva tendo em conta que não houve divulgação sobre o início da actividade. "Esperávamos 50% mas superámos esse valor", adianta.

O projecto em Portugal é gerido por um ‘master franchise', detido pela Best Ecran, de capitais nacionais. A estratégia para o mercado nacional passa também, segundo Talita Oka, pela abertura de quatro unidades previstas para Lisboa, Faro e uma terceira cidade ainda em fase de selecção. O próximo projecto será seguramente em Lisboa, tendo em conta que já está identificado o local e em fase de aquisição do edifício.

De acordo com a mesma responsável, a previsão inicial foi a de avançar com a construção da unidade em Lisboa, uma vez que a easyjet tem, neste momento, maior presença no mercado da capital. Contudo, o projecto na cidade do Porto avançou com maior rapidez. Um facto a que não deve ter sido alheio o apoio no licenciamento do projecto dado pela Sociedade de Reabilitação Urbana - SRU Porto Vivo e pela Câmara Municipal do Porto, já que a escolha na instalação do hotel recaiu num prédio que foi reabilitado para o efeito.

Preços de 26 a 56 euros
Talita Oka realça que "a implementação deste conceito na cidade do Porto é um bom teste, tendo em conta que tem algumas das características certas para receber uma unidade easyHotel". Uma delas é o facto de o aeroporto Sá Carneiro ser, actualmente, um dos maiores canalizadores de viagens de turismo em ‘low cost'.

Os preços dos quartos duplos, sem extras, estão divididos por três categorias - ‘small room', ‘standard room' e ‘twin room' - com valores que vão de 26 a 56 euros por noite. Cada quarto está equipados com casa de banho privativa, climatização e televisão por satélite.

No entanto, a nível de área, o projecto beneficiou do facto de resultar de uma reabilitação e de ter de obedecer às exigências da legislação portuguesa que obriga a que cada quarto tenha uma janela. Situação que não acontece nas unidades de duas estrelas na maioria dos países europeus .

http://economico.sapo.pt/noticias/grupo-easyjet-abre-primeiro-hotel-low-cost-no-porto_127565.html

Os quartos duplos no easyHotel custam entre 26 e 56 euros por noite.

Notícias Nacionais: Global Hotel Alliance atinge dois milhões de membros

Hotelaria
Global Hotel Alliance atinge dois milhões de membros

Carlos Caldeira 
23/10/11 12:05

A maior aliança mundial de marcas de hotéis de luxo apenas contempla o Tivoli em Portugal.

A Global Hotel Alliance (GHA), a maior aliança mundial de marcas de hotéis de luxo independentes (fora das grandes cadeias internacionais), alcançou dois milhões de membros, na semana passada, com o programa de fidelização de clientes GHA Discovery. A garantia foi dada pelo director-executivo da aliança, Christopher Hartley.

O mesmo responsável adianta que a GHA gerou "mais de 292 milhões de euros no fim do primeiro ano de operação", dos quais "mais de 14,6 milhões são resultado da receita de ‘cross-sell' proveniente das diferentes marcas associadas".

A GHA engloba quase 300 hotéis, que representa mais de 65 mil quartos de luxo em 48 países. Em Portugal, apenas a cadeia Tivoli faz parte desta aliança. "O Tivoli foi uma boa marca para entrar neste mercado. A qualidade dos hotéis Tivoli e filosofia da marca anda de mãos dadas com a GHA", salienta Christopher Hartley. "Os Tivoli abrangem as principais cidades e ‘resorts' em Portugal", acrescenta.

O mesmo responsável garante não estar à "procura de outras marcas", porque o "Tivoli continua a expandir em Portugal e no Brasil". "Esperamos ter uma melhor cobertura desses mercados através dessa parceria", explica o gestor.

No entanto, avança Christopher Hartley, a GHA está "continuamente a procurar expandir os mercados de actuação, para oferecer aos clientes uma escolha verdadeiramente global". O objectivo é "encontrar pequenas e médias empresas hoteleiras, de marcas de luxo", revela. A GHA está "em negociações com várias marcas de hotéis na África do Sul, Espanha, Japão e nos mercados do Reino Unido", revela.

O programa GHA Discovery é o primeiro da indústria hoteleira a proporcionar como prémios experiências locais em 12 marcas de renome e quase 300 hotéis em todo o mundo.

Um ano após o início desta aliança mundial já foi concluída a implementação da base de dados global de clientes e reservas, o que, na prática, permite a um hotel de qualquer lado do mundo ter acesso aos gostos dos clientes e registo anterior noutros hotéis da rede.

GHA Discovery

A maior aliança de marcas de hotéis de luxo proporciona mais de mil experiências em todo o mundo, através dos níveis de associado Gold, Platinum e Black e da utilização da plataforma tecnológica comum. Esta estrutura permite reconhecer o estatuto de associado e as preferências do cliente em todos os hotéis associados, independentemente da marca, explica Christopher Hartley.

Neste programa, os associados são reconhecidos automaticamente e recebem serviços personalizados em todas as marcas, incluindo privilégios como ‘upgrades', Internet grátis, ‘check-in' antecipado, ‘check-out' tardio, milhas aéreas, entre outros.

http://economico.sapo.pt/noticias/global-hotel-alliance-atinge-dois-milhoes-de-membros_129601.html