Já conhece o site Guia do Cidade?
Neste site pode encontrar informações sobre todas as regiões de Portugal, o que visitar (em Portugal - monumentos, praias, locais, locais em Galiza, e informações de países como Espanha, Angola, Reino Unido, etc), informações de lazer, restaurantes e alojamento.
Encontrará também informações úteis como guias de zonas turísticas como Bairro Alto, Alfama, Chiado, etc; e sites para reservar hotéis ou alugar apartamentos.
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Notícias Nacionais: Proveitos totais da actividade turística crescem 7,2% até Setembro
Proveitos totais da actividade turística crescem 7,2% até Setembro
No período de Janeiro a Setembro de 2011 os estabelecimentos hoteleiros registaram 11,3 milhões de hóspedes e 32,6 milhões de dormidas, movimento que se traduz em crescimentos homólogos de 5,8% e 7,4%, respectivamente, segundo dados do INE. O aumento das dormidas dependeu do contributo dos residentes no estrangeiro (+12,1%) já que os residentes em Portugal apresentaram um ligeiro decréscimo (-0,5%). No mesmo sentido estão os proveitos totais da actividade turística acumulados dos primeiros nove meses do ano.
De acordo com o INE, esta rubrica ascende a 1563,2 milhões de euros, numa variação de 7,2% com o mesmo periodo de 2010. Os proveitos por aposento fixaram-se até Setembro em 1085,1 milhões de euros, mais 8,5% que no acumulado de 2010, bem como o RevPar cresceu 4,5%, traduzindo-se em 32,1 euros.
Especificamente no mês de setembro de 2011 a hotelaria registou 4,5 milhões de dormidas, o que representa um acréscimo de 4,6% relativamente ao mês homólogo do ano anterior. Para este resultado contribuíram os residentes no estrangeiro (+8,9%), uma vez que os residentes em Portugal reduziram o número de dormidas em 3,8%. Dos principais mercados emissores destacam-se o brasileiro (+26,2%) e o britânico (+10,8%). Os proveitos totais e os de aposento atingiram 223,8 milhões e 156,6 milhões de euros, respectivamente, equivalendo a variações homólogas positivas de 8,5% e 9,9%. O RevPar fixou-se em 40,4 euros, mais 6,6% que no mês de Setembro de 2010.
A análise por tipo de estabelecimento revela aumentos homólogos generalizados das dormidas, com destaque para os hotéis (+7,8%) e para as pousadas (+5,8%). Para os resultados dos hotéis contribuíram fundamentalmente as unidades de cinco estrelas (+17,5%) mas também as de quatro, que cresceram 8,7% relativamente ao período homólogo e representavam 49% do total de dormidas em hotéis.
Entretanto, os principais mercados emissores concentravam 76,5% das dormidas de não residentes e revelaram um comportamento positivo relativamente ao período homólogo, com destaque para o mercado brasileiro (+26,2%), o britânico (+10,8%), o francês (+9,9%) e o holandês (+9,6%).
Por regiões
Em comparação com o mês homólogo, a distribuição regional do total de dormidas mantém em geral uma evolução positiva, embora de menor intensidade do que nos meses anteriores, com exceção do Algarve (+4,8%) e da Madeira (+14,9%). Pelo contrário, nos Açores as dormidas decresceram 4,3% após três meses consecutivos de resultados positivos. Para os bons resultados da Madeira contribuiu o aumento da procura de dois dos principais mercados da Região, o britânico e o alemão (variações homólogas de +22,2% e +8,6%, respectivamente).
No Algarve observa-se uma ligeira quebra do mercado interno (-0,8%), compensada pelos expressivos acréscimos do mercado britânico (+10%) e do holandês (+11,3%). Em conjunto, estes dois mercados corresponderam a 55,5% das dormidas de não residentes na região. As três principais regiões turísticas registaram os valores mais elevados da taxa de ocupação: 65,8% na Madeira e 57% no Algarve e em Lisboa.
Em termos de crescimento homólogo, a Madeira destacou-se das restantes regiões com um acréscimo de 8,5 p.p., secundada por Lisboa (+1,9 p.p.). O Algarve e o Norte apresentaram uma relativa estabilidade (-0,1 p.p.), enquanto os Açores registaram o maior decréscimo (-2,8 p.p.), segundo os dados do INE.
http://www.ambitur.pt/site/news.asp?news=24801
No período de Janeiro a Setembro de 2011 os estabelecimentos hoteleiros registaram 11,3 milhões de hóspedes e 32,6 milhões de dormidas, movimento que se traduz em crescimentos homólogos de 5,8% e 7,4%, respectivamente, segundo dados do INE. O aumento das dormidas dependeu do contributo dos residentes no estrangeiro (+12,1%) já que os residentes em Portugal apresentaram um ligeiro decréscimo (-0,5%). No mesmo sentido estão os proveitos totais da actividade turística acumulados dos primeiros nove meses do ano.
De acordo com o INE, esta rubrica ascende a 1563,2 milhões de euros, numa variação de 7,2% com o mesmo periodo de 2010. Os proveitos por aposento fixaram-se até Setembro em 1085,1 milhões de euros, mais 8,5% que no acumulado de 2010, bem como o RevPar cresceu 4,5%, traduzindo-se em 32,1 euros.
Especificamente no mês de setembro de 2011 a hotelaria registou 4,5 milhões de dormidas, o que representa um acréscimo de 4,6% relativamente ao mês homólogo do ano anterior. Para este resultado contribuíram os residentes no estrangeiro (+8,9%), uma vez que os residentes em Portugal reduziram o número de dormidas em 3,8%. Dos principais mercados emissores destacam-se o brasileiro (+26,2%) e o britânico (+10,8%). Os proveitos totais e os de aposento atingiram 223,8 milhões e 156,6 milhões de euros, respectivamente, equivalendo a variações homólogas positivas de 8,5% e 9,9%. O RevPar fixou-se em 40,4 euros, mais 6,6% que no mês de Setembro de 2010.
A análise por tipo de estabelecimento revela aumentos homólogos generalizados das dormidas, com destaque para os hotéis (+7,8%) e para as pousadas (+5,8%). Para os resultados dos hotéis contribuíram fundamentalmente as unidades de cinco estrelas (+17,5%) mas também as de quatro, que cresceram 8,7% relativamente ao período homólogo e representavam 49% do total de dormidas em hotéis.
Entretanto, os principais mercados emissores concentravam 76,5% das dormidas de não residentes e revelaram um comportamento positivo relativamente ao período homólogo, com destaque para o mercado brasileiro (+26,2%), o britânico (+10,8%), o francês (+9,9%) e o holandês (+9,6%).
Por regiões
Em comparação com o mês homólogo, a distribuição regional do total de dormidas mantém em geral uma evolução positiva, embora de menor intensidade do que nos meses anteriores, com exceção do Algarve (+4,8%) e da Madeira (+14,9%). Pelo contrário, nos Açores as dormidas decresceram 4,3% após três meses consecutivos de resultados positivos. Para os bons resultados da Madeira contribuiu o aumento da procura de dois dos principais mercados da Região, o britânico e o alemão (variações homólogas de +22,2% e +8,6%, respectivamente).
No Algarve observa-se uma ligeira quebra do mercado interno (-0,8%), compensada pelos expressivos acréscimos do mercado britânico (+10%) e do holandês (+11,3%). Em conjunto, estes dois mercados corresponderam a 55,5% das dormidas de não residentes na região. As três principais regiões turísticas registaram os valores mais elevados da taxa de ocupação: 65,8% na Madeira e 57% no Algarve e em Lisboa.
Em termos de crescimento homólogo, a Madeira destacou-se das restantes regiões com um acréscimo de 8,5 p.p., secundada por Lisboa (+1,9 p.p.). O Algarve e o Norte apresentaram uma relativa estabilidade (-0,1 p.p.), enquanto os Açores registaram o maior decréscimo (-2,8 p.p.), segundo os dados do INE.
http://www.ambitur.pt/site/news.asp?news=24801
Notícias Nacionais: HOREQ 2011 aposta em gastronomia e futebol
HOREQ 2011 aposta em gastronomia e futebol
10 de Novembro de 2011 às 12:58:58 por Tiago da Cunha Esteves
Este ano, a edição do Salão de Equipamento para Hotelaria (HOREQ) está a apostar no fortalecimento do programa de actividades que vai complementar a actividade da feira.
O evento, que vai decorrer de 21 a 23 de Novembro, na Feira de Madrid, vai organizar a Expotapa, com enfoque na gastronomia espanhola, e terá um espaço dedicado ao futebol, mostrando como é que os hoteleiros podem tirar proveito desses desporto para aumentarem os seus negócios.
Leia o artigo completo na edição impressa do Publituris desta semana.
http://www.publituris.pt/2011/11/10/horeq-2011-aposta-em-gastronomia-e-futebol/
10 de Novembro de 2011 às 12:58:58 por Tiago da Cunha Esteves
Este ano, a edição do Salão de Equipamento para Hotelaria (HOREQ) está a apostar no fortalecimento do programa de actividades que vai complementar a actividade da feira.
O evento, que vai decorrer de 21 a 23 de Novembro, na Feira de Madrid, vai organizar a Expotapa, com enfoque na gastronomia espanhola, e terá um espaço dedicado ao futebol, mostrando como é que os hoteleiros podem tirar proveito desses desporto para aumentarem os seus negócios.
Leia o artigo completo na edição impressa do Publituris desta semana.
http://www.publituris.pt/2011/11/10/horeq-2011-aposta-em-gastronomia-e-futebol/
Notícias Nacionais: Evento internacional põe Lisboa na orla do empreendedorismo
Evento internacional põe Lisboa na orla do empreendedorismo
10 de Novembro de 2011 às 12:19:53 por Tiago da Cunha Esteves
Na próxima semana, entre quinta e sexta-feira, a capital portuguesa vai receber o “Silicon Valley comes to Lisbon”, no Palácio Ventura Terra do Lisbon MBA e no edifício C3 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, respectivamente. Ao longo desses dias, mais de 500 participantes, entre empresários, investidores, académicos e estudantes das principais universidades portuguesas vão falar sobre empreendedorismo e financiamentos de start-ups.
Esta é uma iniciativa da Beta-i, Associação para a Promoção da Inovação e Empreendedorismo, e inspirada na iniciativa “Silicon Valley Comes to UK”.
A organização informa que “durante o evento os participantes terão a oportunidade de contactar com algumas das principais figuras de Silicon Valley, que na ultima década participaram activamente na criação das mais bem sucedidas start-ups a nível mundial”.
Saiba mais sobre este evento aqui.
http://www.publituris.pt/2011/11/10/evento-internacional-poe-lisboa-na-orla-do-empreendedorismo/
10 de Novembro de 2011 às 12:19:53 por Tiago da Cunha Esteves
Na próxima semana, entre quinta e sexta-feira, a capital portuguesa vai receber o “Silicon Valley comes to Lisbon”, no Palácio Ventura Terra do Lisbon MBA e no edifício C3 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, respectivamente. Ao longo desses dias, mais de 500 participantes, entre empresários, investidores, académicos e estudantes das principais universidades portuguesas vão falar sobre empreendedorismo e financiamentos de start-ups.
Esta é uma iniciativa da Beta-i, Associação para a Promoção da Inovação e Empreendedorismo, e inspirada na iniciativa “Silicon Valley Comes to UK”.
A organização informa que “durante o evento os participantes terão a oportunidade de contactar com algumas das principais figuras de Silicon Valley, que na ultima década participaram activamente na criação das mais bem sucedidas start-ups a nível mundial”.
Saiba mais sobre este evento aqui.
http://www.publituris.pt/2011/11/10/evento-internacional-poe-lisboa-na-orla-do-empreendedorismo/
Notícias Nacionais: Turismo de Lisboa lança “Look at ME Terreiro do Paço”
Turismo de Lisboa lança “Look at ME Terreiro do Paço”
11 de Novembro de 2011 às 12:21:13 por Tiago da Cunha Esteves
A Associação Turismo de Lisboa (ATL) lançou uma nova webletter e revista chamada “Look at Me Terreiro do Paço”, com o objectivo de promover a oferta turística no Terreiro do Paço e zona envolvente.
A revista conta com uma tiragem de 22.500 exemplares e é trimestral. Já a webletter é bimestral. Ambas são distribuídas através de mailing list, nos Postos de Turismo e nos estabelecimentos turísticos associados da ATL, estando disponíveis em edições bilingues (português e inglês).
A webletter acabou de ser lançada, estando disponível aqui. Por outro lado, o primeiro número da revista “Look at Me Terreiro do Paço” é publicado em Dezembro, em versão impressa e para iPad.
“Com esta iniciativa, o Turismo de Lisboa dá a conhecer o novo ponto de encontro da capital portuguesa e o que de melhor a cidade tem para oferecer, a todos quantos a visitam ou nela habitam”, pode ler-se, numa nota divulgada.
http://www.publituris.pt/2011/11/11/turismo-de-lisboa-lanca-look-at-me-terreiro-do-paco/
11 de Novembro de 2011 às 12:21:13 por Tiago da Cunha Esteves
A Associação Turismo de Lisboa (ATL) lançou uma nova webletter e revista chamada “Look at Me Terreiro do Paço”, com o objectivo de promover a oferta turística no Terreiro do Paço e zona envolvente.
A revista conta com uma tiragem de 22.500 exemplares e é trimestral. Já a webletter é bimestral. Ambas são distribuídas através de mailing list, nos Postos de Turismo e nos estabelecimentos turísticos associados da ATL, estando disponíveis em edições bilingues (português e inglês).
A webletter acabou de ser lançada, estando disponível aqui. Por outro lado, o primeiro número da revista “Look at Me Terreiro do Paço” é publicado em Dezembro, em versão impressa e para iPad.
“Com esta iniciativa, o Turismo de Lisboa dá a conhecer o novo ponto de encontro da capital portuguesa e o que de melhor a cidade tem para oferecer, a todos quantos a visitam ou nela habitam”, pode ler-se, numa nota divulgada.
http://www.publituris.pt/2011/11/11/turismo-de-lisboa-lanca-look-at-me-terreiro-do-paco/
Notícias Nacionais: Museu do Artesanato e do Design é nova atracção de Évora
Museu do Artesanato e do Design é nova atracção de Évora
10 de Novembro de 2011 às 16:53:18 por Tiago da Cunha Esteves
O Museu do Artesanato e do Design de Évora (MADE), antigo Museu de Artesanato de Évora, abriu esta quinta-feira, depois de um período de encerramento para renovações. O investimento total não foi revelado.
A intervenção, que ficou a cargo da Turismo do Alentejo e da Câmara Municipal de Évora, dotou o museu de novas áreas de investigação, biblioteca e reservas, na óptica da sua futura inclusão na Rede Portuguesa de Museus.
“O MADE alberga a colecção do antigo Museu do Artesanato/Centro de Artes Tradicionais e vai continuar a promover a memória dos ofícios tradicionais do Alentejo, inserindo a produção artesanal no contexto do design, explorando assim novas conotações sociais e antropológicas”, informa a Turismo do Alentejo.
Em Dezembro, serão inauguradas as exposições “Formas Úteis no Artesanato Alentejano”, “25 Mestres do Design Internacional” e “Cadeiras de Design Nacional”, com visitas específicas para o trade, operadores turísticos e agentes culturais.
http://www.publituris.pt/2011/11/10/museu-do-artesanato-e-do-design-e-nova-atraccao-de-evora/
10 de Novembro de 2011 às 16:53:18 por Tiago da Cunha Esteves
O Museu do Artesanato e do Design de Évora (MADE), antigo Museu de Artesanato de Évora, abriu esta quinta-feira, depois de um período de encerramento para renovações. O investimento total não foi revelado.
A intervenção, que ficou a cargo da Turismo do Alentejo e da Câmara Municipal de Évora, dotou o museu de novas áreas de investigação, biblioteca e reservas, na óptica da sua futura inclusão na Rede Portuguesa de Museus.
“O MADE alberga a colecção do antigo Museu do Artesanato/Centro de Artes Tradicionais e vai continuar a promover a memória dos ofícios tradicionais do Alentejo, inserindo a produção artesanal no contexto do design, explorando assim novas conotações sociais e antropológicas”, informa a Turismo do Alentejo.
Em Dezembro, serão inauguradas as exposições “Formas Úteis no Artesanato Alentejano”, “25 Mestres do Design Internacional” e “Cadeiras de Design Nacional”, com visitas específicas para o trade, operadores turísticos e agentes culturais.
http://www.publituris.pt/2011/11/10/museu-do-artesanato-e-do-design-e-nova-atraccao-de-evora/
Subscrever:
Mensagens (Atom)