quinta-feira, 27 de outubro de 2011

História do Fado

História do Fado
Nascido nos contextos populares da Lisboa oitocentista, o Fado encontrava-se presente nos momentos de convívio e lazer. Manifestando-se de forma espontânea, a sua execução decorria dentro ou fora de portas, nas hortas, nas esperas de touros, nos retiros, nas ruas e vielas, nas tabernas, cafés de camareiras e casas de meia-porta. Evocando temas de emergência urbana, cantando a narrativa do quotidiano, o fado encontra-se, numa primeira fase, vincadamente associado a contextos sociais pautados pela marginalidade e transgressão, em ambientes frequentados por prostitutas, faias, marujos, boleeiros e marialvas. Muitas vezes surpreendidos na prisão, os seus actores, os cantadores, são descritos na figura do faia, tipo fadista, rufião de voz áspera e roufenha, ostentando tatuagens, hábil no manejo da navalha de ponta e mola, recorrendo à gíria e ao calão. Esta associação do fado às esferas mais marginais da sociedade ditar-lhe-ia uma vincada rejeição pela parte da intelectualidade portuguesa.




Atestando a comunhão de espaços lúdicos entre a aristocracia boémia e as franjas mais desfavorecidas da população lisboeta, a história do fado cristalizou em mito o episódio do envolvimento amoroso do Conde de Vimioso com Maria Severa Onofriana (1820-1846), meretriz consagrada pelos seus dotes de cantadeira e que se transformará num dos grandes mitos da História do Fado, referencial agregador da comunidade fadista. Em sucessivas retomas imagéticas e sonoras, a evocação do envolvimento de um aristocrata boémio com a meretriz, cantadeira de fados, perpassará em muitos poemas cantados, e mesmo no cinema, no teatro, ou nas artes visuais, desde logo a partir do romance A Severa, de Júlio Dantas, publicado em 1901 e transportado para a grande tela em 1931, naquele que seria o primeiro filme sonoro português, dirigido por Leitão de Barros.

Também em eventos festivos ligados ao calendário popular da cidade, em festas de beneficência ou nas cegadas - representações teatrais de carácter amador e popular, na generalidade representadas por homens, nas ruas, verbenas, associações de recreio e colectividades - o fado ganharia terreno. Apesar deste tipo de representação constituir um divertimentos célebres do Carnaval lisboeta, de franca adesão popular e muitas vezes com um vincado carácter de intervenção, a regulamentação da censura em 1927 iria contribuir, de forma lenta mas irreversível, para a extinção deste tipo de espectáculo. 



O Teatro de Revista, género de teatro ligeiro tipicamente lisboeta nascido em 1851, cedo descobrirá as potencialidades do fado que, a partir de 1870 integra os seus quadros musicais, para ali se projectar junto de um público mais alargado. O contexto social e cultural de Lisboa com seus bairros típicos, sua boémia, assume protagonismo absoluto no teatro de revista. Ascendendo aos palcos do teatro o fado animará a revista, estruturando-se novas temáticas e melodias. No teatro de revista, com refrão e orquestrado, o fado será cantado quer por famosas actrizes, quer por fadistas de renome, cantando o seu repertório. Ficariam na história duas formas diferentes de abordar o fado: o fado dançado e estilizado por Francis e o fado falado de João Villaret. Figura central da história do Fado, Hermínia Silva consagrou-se nos palcos do teatro nas décadas de 30 e 40 do Século XX, somando os seus inconfundíveis dotes de cantadeira com os de actriz cómica e revisteira.

Alargando-se o campo de apropriação do fado a partir do último quartel do séc. XIX, corresponde a esta época a estabilização formal da forma poética da “décima”, quadra glosada em quatro estrofes de dez versos cada, aquela em torno da qual se estruturaria o Fado para mais tarde se desenvolver em torno de outras variantes. Será também neste período que a guitarra, ao longo do século XIX, progressivamente difundida dos centros urbanos para as zonas rurais do país, se definirá na sua componente específica de acompanhamento do fado.

A partir das primeiras décadas do século XX o fado conhece uma gradual divulgação e consagração popular, através da publicação de periódicos que se consagram ao tema, e da consolidação de novos espaços performativos numa vasta rede de recintos que, numa perspectiva comercial, passava agora a incorporar o Fado na sua programação, fixando elencos privativos que muitas vezes se constituíam em embaixadas ou grupos artísticos para efeitos de digressão. Paralelamente, sedimentava-se a relação do Fado com os palcos teatrais, multiplicando-se as actuações de intérpretes de fado nos quadros musicais da Revista ou das operetas.

Com efeito, o aparecimento das companhias de fadistas profissionais a partir da década de 30, veio permitir a promoção de espectáculos, com elencos de grande nomeada e a sua circulação pelos teatros de norte a sul do País, ou mesmo em digressões internacionais. Tal foi o caso do “Grupo Artístico de Fados” com Berta Cardoso (1911-1997), Madalena de Melo (1903-1970), Armando Augusto Freire, (1891-1946) Martinho d’Assunção (1914-1992) e João da Mata e do “Grupo Artístico Propaganda do Fado” com Deonilde Gouveia (1900-1946), Júlio Proença (1901-1970) e Joaquim Campos (1899-1978) ou da “Troupe Guitarra de Portugal”, integrada, entre outros, por Ercília Costa (1902-1985) e Alfredo Marceneiro (1891-1982).



Embora os primeiros registos discográficos produzidos em Portugal datem dos alvores do século XX, o mercado nacional era ainda, nesta fase, bastante incipiente, uma vez que a aquisição quer de gramofones, quer de discos, acarretava custos bastante elevados. Efectivamente, depois da invenção do microfone eléctrico, em 1925, reunir-se-iam as condições fundamentais às exigências de captação do registo sonoro. Decorrendo, no mesmo período, o fabrico de gramofones a preços cada vez mais competitivos, estavam criadas, junto de uma classe média, as condições mais favoráveis de acesso a este mercado.

No contexto dos instrumentos de mediatização do fado a TSF – telegrafia sem fios - assumiu uma importância central nas primeiras décadas do século XX. Da intensa actividade de postos de radiodifusão verificada entre 1925 e 1935, destacam-se o CT1AA, o Rádio Clube Português, a Rádio Graça e a Rádio Luso rapidamente popularizada pelo destaque que deu ao fado. Em 1925 tinham início as emissões da primeira estação de rádio portuguesa, o CT1AA. Investindo nas infra-estruturas técnicas e logísticas que lhe garantiam a expansão do seu âmbito de radiodifusão e a regularidade das emissões, o CT1AA de Abílio Nunes passou a integrar o fado nas suas emissões, angariando um vasto círculo de ouvintes, que se estendia à diáspora da emigração portuguesa. Incluindo emissões em directo dos Teatros, bem como apresentações musicais ao vivo nos estúdios, o CT1AA promovendo ainda, a título experimental, a transmissão de um programa de fados da responsabilidade do violista Amadeu Ramin.

Com o golpe militar de 28 de Maio de 1926 e a implementação da censura prévia sobre espectáculos públicos, imprensa e demais publicações, a canção urbana sofreria profundas mutações. De facto, logo no ano seguinte, regulamentando globalmente as actividades de espectáculo através de um extenso clausulado, o Decreto-Lei nº 13 564 de 6 de Maio de 1927, vinha consagrar, ao longo do disposto em 200 artigos, uma “Fiscalização superior de todas as casas e recintos de espectáculos ou divertimentos públicos (…) exercida pelo Ministério da Instrução Pública, por intermédio da Inspecção Geral dos Teatros e seus delegados”. Neste contexto, o fado sofreria inevitavelmente profundas mutações regulado agora, nos termos do disposto naquele instrumento legal, ao nível da concessão de licenças a empresas promotoras de espectáculos, nos mais diversificados recintos, dos direitos de autor, da obrigatoriedade de visionamento prévio de programas e repertórios cantados, da regulamentação específica para a atribuição da carteira profissional, da realização de contratos, deslocações em tournées, entre inúmeros outros aspectos. Impunham-se, assim, significativas mutações no âmbito dos espaços performativos, no modo de apresentação dos intérpretes, nos repertórios cantados – despidos de qualquer carácter de improviso – consolidando-se um processo de profissionalização de uma plêiade de intérpretes, instrumentistas, letristas e compositores, que passava a actuar em recintos diversificados para um público cada vez mais alargado.

Gradualmente, tenderia a ritualizar -se a audição de fados numa casa de fados, locais que iriam sobretudo concentrar-se nos bairros históricos da cidade, com maior incidência no Bairro Alto, sobretudo a partir dos anos 30. Estas transformações na produção do fado irão necessariamente afastá-lo do campo do improviso, perdendo-se alguma da diversidade dos seus contextos performativos de origem e, por outro lado, obrigar à especialização de intérpretes, autores e músicos. Paralelamente, as gravações discográficas e radiofónicas propunham uma triagem de vozes e práticas interpretativas que se impunham como modelos a seguir, limitando o domínio do improviso.

Na década seguinte, vingariam definitivamente as tendências de um revivalismo dos aspectos ditos típicos, que apontavam para a recriação dos aspectos mais genuínos e pitorescos nos ambientes performativos do fado.

E se desde o primeiro momento o fado marcou presença no teatro e na rádio o mesmo irá acontecer na sétima arte. De facto, se o advento do cinema sonoro foi marcado pelo musical, o cinema português consagrou ao fado particular atenção. Ilustra-o bem o facto do primeiro filme sonoro português, realizado em 1931, por Leitão de Barros, ter por temática as desventuras da mítica figura da Severa. Como tema central ou simples apontamento, o fado foi acompanhando a produção cinematográfica portuguesa até à década de 70. Neste sentido, também em 1947 com O Fado, História de uma Cantadeira protagonizado por Amália Rodrigues ou, em 1963, com O Miúdo da Bica, protagonizado por Fernando Farinha, o cinema português consagra particular atenção ao universo fadista. Não obstante o protagonismo de Amália Rodrigues, também neste contexto, são ainda de sublinhar as incursões na Sétima Arte, de artistas como Fernando Farinha, Hermínia Silva, Berta Cardoso, Deolinda Rodrigues, Raul Nery e Jaime Santos.

E se a difusão radiofónica permitira ultrapassar barreiras geográficas, levando a milhares de pessoas as vozes do fado, depois da inauguração da Rádio Televisão Portuguesa - em 1957 – e, sobretudo, com a sua difusão, à escala nacional, em meados da década seguinte, os rostos dos artistas passariam a ser divulgados junto do grande público. Recriando em estúdio ambientes ligados às temáticas fadistas, a televisão transmitiria regularmente, em directo, de 1959 a 1974, programas de fado que contribuiriam de um modo inequívoco para a sua mediatização.

Usufruindo desde o último quartel do século XIX da divulgação nos palcos do Teatro de Revista e, a partir das primeiras décadas do século XX, da promoção de uma imprensa especializada, mediatizando-se progressivamente na Radio, no Cinema e na Televisão, o fado conhece uma franca vitalidade no período compreendido entre as décadas de 1940 e 1960, muitas vezes designado de “anos de ouro”, surgindo em 1953 o concurso da Grande Noite do Fado que se realizará anualmente, até aos nossos dias. Reunindo centenas de candidatos das várias colectividades e agremiações da cidade, este concurso, tradicionalmente realizado no Coliseu dos Recreios mantém-se, ainda hoje, como um evento de grande importância na tradição fadista da cidade e na promoção de jovens amadores que ali tentam ascender ao estatuto profissional.

Os expoentes da canção nacional encontravam-se, nesta época, vinculados a uma rede de casas típicas com elenco residente, usufruindo agora de um mercado de trabalho mais vasto, onde avultam as possibilidades de gravação discográfica, de realização de digressões e tournées, de actuações na rádio e na televisão. Paralelamente, sucediam-se as apresentações de fadistas nos “Serões para Trabalhadores” eventos culturais de cobertura radiofónica promovidos pela FNAT, a partir de 1942, promovendo-se os programas de fado também a partir do Secretariado Nacional de Informação, Cultura e Turismo que, a partir de 1944 passava a tutelar a Censura, a Emissora Nacional e a Inspecção Geral dos Espectáculos. A partir da década de 1950, a aproximação do regime ao prestígio internacional de Amália Rodrigues vinha reforçar esta colagem do regime ao fado, depois de nele operar profundas alterações.

Se a simplicidade da estrutura melódica do Fado valoriza a interpretação da voz, ela sublima também os repertórios cantados. Com forte pendor evocativo, a poesia do fado apela à comunhão entre intérprete, músicos e ouvinte. Em quadras ou quadras glosadas, quintilhas, sextilhas, decassílabos e alexandrinos, esta poesia popular evoca os temas ligados ao amor, à sorte e ao destino individual, à narrativa do quotidiano da cidade. Sensível às injustiças sociais, revestiu-se inúmeras vezes, de um vincado carácter de intervenção.



E se as primeiras letras de Fado eram, na sua maioria, anónimas, sucessivamente transmitidas pela tradição oral, esta situação inverter-se-ia definitivamente a partir de meados da década de 20, época em que surge uma plêiade de poetas populares como Henrique Rego, João da Mata, Gabriel de Oliveira, Frederico de Brito, Carlos Conde e João Linhares Barbosa, que consagrará ao fado particular atenção. A partir dos anos 50 do século XX o fado cruzar-se-á definitivamente com a poesia erudita na voz de Amália Rodrigues. A partir do contributo decisivo do compositor Alain Oulman, o fado passará a cantar os textos de poetas com formação académica e obra literária publicada como David Mourão-Ferreira, Pedro Homem de Mello, José Régio, Luiz de Macedo e, mais tarde, Alexandre O’Neill, Sidónio Muralha, Leonel Neves ou Vasco de Lima Couto, entre muitos outros.

A divulgação internacional do Fado começara já a esboçar-se a partir de meados da década de 30, em direcção ao continente africano e ao Brasil, destinos preferenciais para actuação de artistas como Ercília Costa, Berta Cardoso, Madalena de Melo, Armando Augusto Freire, Martinho d’Assunção ou João da Mata, entre outros artistas. Seria, porém, a partir da década de 1950 que a internacionalização do Fado se consolidaria definitivamente sobretudo através da figura de Amália Rodrigues.

Ultrapassando as barreiras da cultura e da língua, com Amália o Fado consagrar-se-ia definitivamente como um ícone da cultura nacional. Durante décadas e até à data da sua morte, em 1999, caberia a Amália Rodrigues, o protagonismo a nível nacional e internacional.

Introduzida em Portugal a partir das colónias inglesas de Lisboa e do Porto, referências de gosto e mentalidade cultural da época, a guitarra inglesa conheceu uma grande divulgação nos salões europeus de meados do século XVIII. De utilização exclusiva nos círculos da burguesia e da nobreza dos salões urbanos, entre meados do século XVIII e 1820, “é nessa qualidade que a vemos associada ao acompanhamento de algumas modinhas e cançonetas italianas de carácter mais erudito (…) no que se refere aos primeiros testemunhos do Fado dançado no Brasil (…) as fontes da época mencionam sempre a viola. O mesmo sucede nas descrições mais antigas do fado de Lisboa (…)” (Cfr. NERY, Rui Vieira, Para uma História do Fado, Lisboa, Publico/Corda Seca, 2004, p. 98).

A partir do início do novo século vai surgindo nas fontes históricas a designação “guitarra portuguesa” atestando possivelmente o modelo de seis pares de cordas, uma alteração provavelmente introduzida em Portugal e, será sobretudo a partir de 1840, que surgem notícias da sua associação ao contexto performativo fadista onde assumirá um plano de absoluta centralidade.

Na história da construção da guitarra portuguesa, inteiramente artesanal, distinguem-se duas famílias de guitarreiros que aperfeiçoaram e transmitiram o seu segredo ao longo de sucessivas gerações. A primeira inicia-se com Álvaro da Silveira e é continuada por Manuel Cardoso e seu filho Óscar Cardoso. A segunda nasce com João Pedro Grácio e mantém-se com João Pedro Grácio Júnior, que se destaca de seis irmãos, e seu filho Gilberto Grácio. O diálogo permanente entre esta oficina e os executantes que a preferiram, como Luís Carlos da Silva, Petrolino, Armando Freire, Artur Paredes, Carlos Paredes, José Nunes, foi fundamental á evolução técnica e acústica do instrumento.

De entre os guitarristas, Armando Augusto Freire, também conhecido por Armandinho (1891-1946) foi autor de inúmeros fados e variações, deixando uma escola da qual saíram, entre outros, Jaime Santos, Carvalhinho, Raúl Nery e José Fontes Rocha.

No que se refere aos conjuntos de guitarras, ficaram como referência os conjuntos do Professor Martinho d’Assunção, proeminente violista e compositor e o conjunto de guitarras de Raúl Nery criado a convite da Emissora Nacional e formado pelo próprio Raúl Nery como primeiro guitarra, José Fontes Rocha – segundo guitarra - Júlio Gomes –viola - e Joel Pina –viola baixo.

A revolução de Abril de 1974 veio instaurar um Estado democrático em Portugal, fundado no pressuposto da integração das liberdades públicas, no respeito e garantia dos direitos individuais, com a inerente abertura, aos cidadãos, de uma mais activa participação cívica, política e social. Progressivamente, ao longo das décadas seguintes, far-se-ão sentir as influências da cultura de massas, próprias de uma sociedade da era da globalização, contexto que modificará a relação do fado com o mercado português, que se concentra agora na música popular de carácter interventivo absorvendo, simultaneamente, muitas das formas musicais criadas no estrangeiro. 

Nos anos imediatamente seguintes à revolução a interrupção, por dois anos, do concurso da Grande Noite do Fado, ou a diminuição radical da presença do fado em emissões radiofónicas ou televisivas, atestam bem a hostilidade ao fado.



De facto, só a estabilização do regime democrático devolveria ao fado o seu espaço próprio a partir de 1976 e, logo no ano seguinte, vinha a lume o álbum Um Homem na Cidade por um dos maiores expoentes da canção urbana de Lisboa, figura central da internacionalização do fado, autor de uma sólida carreira de 45 anos, ao longo da qual tem articulado, como ninguém, a tradição fadista mais legítima, a uma inesgotável capacidade de a recriar.

Encerrando-se gradualmente o debate ideológico em torno do fado, será sobretudo a partir da década de 1980 que terá lugar o reconhecimento do lugar central do fado consenso, no quadro do património musical português, assistindo-se a um renovado interesse do mercado pela canção urbana de Lisboa, como o atestam a atenção crescente da indústria discográfica, através, nomeadamente de reedições de registos gravados, a gradual integração do fado nos circuitos dos festejos populares, à escala regional, o aparecimento progressivo de uma nova geração de intérpretes, ou ainda a aproximação ao fado de cantores de outras áreas como José Mário Branco, Sérgio Godinho, António Variações ou Paulo de Carvalho.

Emergindo, no plano internacional um renovado interesse pelas culturas locais musicais, através dos seus expoentes mais reconhecidos, nos circuitos do disco, dos media e dos espectáculos ao vivo, Amália Rodrigues e Carlos do Carmo assumem destaque absoluto.


Já nos anos 90 o fado consagrar-se-ia, definitivamente nos circuitos da World Music internacional com Mísia e Cristina Branco, respectivamente no circuito francês e na Holanda. Também nos anos 90, um outro nome que se destaca no panorama do Fado é Camané, com grande consagração. Desde a década de 90 e já no dealbar do século surge uma nova geração de talentosos intérpretes como Mafalda Arnauth, Katia Guerreiro, Maria Ana Bobone, Joana Amendoeira, Ana Moura, Ana Sofia Varela, Pedro Moutinho, Helder Moutinho, Gonçalo Salgueiro, António Zambujo, Miguel Capucho, Rodrigo Costa Félix, Patrícia Rodrigues, ou Raquel Tavares. No circuito internacional porém, Mariza assume protagonismo absoluto, desenhando um percurso fulgurante, ao longo do qual tem legitimamente colhido sucessivos prémios na categoria de World Music.

Excertos do texto:
Pereira, Sara (2008), “Circuito Museológico”, in Museu do Fado 1998-2008, Lisboa: EGEAC/Museu do Fado.


Site do Museu do Fado: http://www.museudofado.pt/

Notícias Nacionais: Novo hotel boutique de 5 estrelas em Cascais

Dormir
Onírico
Novo hotel boutique de 5 estrelas em Cascais


Sónia Calheiros (texto) e Adriana Morais (foto)
0:00 Quinta feira, 27 de Out de 2011

Inaugurou dia 1 de abril (não é mentira!) e faz parte do complexo Onyria Golf Resort, a par do Hotel Quinta da Marinha, do aldeamento e do campo de golfe (desenhado por Robert Trent Jones Senior).

O Onyria Marinha Edition Hotel & Thalasso, na Quinta da Marinha, conta com a assinatura do arquiteto João Paciência, do arquiteto paisagista Francisco Caldeira Cabral e das decoradoras Cristina Santos e Silva e Ana Menezes Cardoso.

Neste boutique de 5 estrelas, a madeira combina na perfeição com o branco, ora nas mesas e cadeiras ora nos candeeiros, enquanto a luz natural atravessa os vidros das varandas dos quartos são 68 (40 m2) mais quatro suites (63 m2).

A piscina vinda do interior do spa estende-se até aos espelhos de água entre o bar Drop e o restaurante Story (só jantares). As iguarias do chef Fernando Monteiro impressionam tanto quanto a decoração. O padrão de madeira da alcatifa sobe pelas paredes de pedra e estas descem pela madeira. No teto malhas de bronze; na mesa sopa de beterraba com gema de iogurte natural; lombo de novilho com queijo palhais, mousseline de batata-doce, espargo grelhado e molho de vinho; flã de coco invertido, pesto de manjericão, marmelada de rosas, sorbet de framboesa e granizado de lichias.

É à sombra na esplanada que melhor se aproveita o sossego entre a serra e o mar.

ONYRIA MARINHA EDITION HOTEL & THALASSO
Quinta da Marinha, R. do Clube, Cascais
T. 21 486 0150
www.onyriamarinha.com
Quarto Duplo: €170 a €300 c/ pequeno-almoço, estacionamento
Jantar: €17,50 a €25


http://aeiou.visao.pt/onirico=f629569#ixzz1c0iJwDyr

Notícias Nacionais: Fado pode vir a ser Património da Humanidade

UNESCO
Fado pode vir a ser Património da Humanidade

O comité de peritos da UNESCO recomendou a inscrição do fado na Lista Representativa do Património Cultural da Humanidade, por considerar que é "um género de grande versatilidade poética e musical" com "um forte sentimento de pertença e ligação a Lisboa"

Lusa - Esta notícia foi escrita nos termos do Acordo Ortográfico
13:44 Quinta feira, 27 de Out de 2011
   
Sem apresentar quaisquer restrições à aprovação da candidatura do Fado a Património Intangível da Humanidade, o comité referiu-a como uma das sete melhores a concurso, num documento divulgado esta semana.

O passo seguinte é agora a votação pelo Comité Inter-Governamental da Convenção da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), que se reúne de 22 a 29 de novembro em Bali, na Indonésia.

http://aeiou.visao.pt/fado-pode-vir-a-ser-patrimonio-da-humanidade=f630159#ixzz1c0gZkkyS


Site UNESCO: http://www.unesco.org/new/en/unesco/

Ascensor da Glória

Ascensor da Glória
Inaugurado a 24 de Outubro de 1885, este ascensor foi o segundo transporte do género implantado em Lisboa. Trata-se do ascensor mais movimentado da cidade de Lisboa. Em 2002 foi classificado como Monumento Nacional.

Percurso:
Praça dos Restauradores - Bairro Alto

Horário de Funcionamento:

2ª a 5ª Feira: 7:00h – 24:00h
6ª Feira: 7:00h – 24:30h
Sábado: 8:30h – 24:30h
Domingo e Feriado: 9:00h – 24:00h

Ascensor da Glória celebra o 126º aniversário




A CARRIS assinala, no próximo dia 24 de Outubro (2ª feira), o 126º aniversário da inauguração do Ascensor da Glória, classificado desde Fevereiro de 2002 como Monumento Nacional.

Considerado um verdadeiro ex-líbris da cidade, o Ascensor da Glória atrai diariamente milhares de turistas e, naturalmente, os próprios lisboetas. Foi inaugurado em 1885, estabelecendo a ligação entre a Praça dos Restauradores e o Bairro Alto. Volvidos 100 anos, deu nome ao novo álbum de originais dos Rádio Macau, alcançando também a popularidade a nível nacional através de um hit da música portuguesa.

Para celebrar a ocasião, os CTT têm à venda um bilhete-postal com franquia incluída (Inteiro Postal) alusivo ao tema, para circulação em todo o território nacional. O bilhete-postal, da autoria do designer Francisco Galamba, tem uma tiragem de 15 mil exemplares e está à venda, pelo preço de  €0,32, nas Estações de Correio. Entre as 14:00 e as 17:00 horas, é possível adquirir o Inteiro Postal no Ascensor da Glória, bem como carimbar o mesmo com o timbre comemorativo do aniversário do ascensor, no posto de selo criado especialmente para assinalar a data, na Estação de Correios dos Restauradores.

Mais de um século ao serviço de Lisboa
Electrificado a partir de 1915, o Ascensor da Glória funcionava, inicialmente, com um sistema de tracção de cremalheira e cabo por contrapeso de água, e consistia, fundamentalmente, em dois carros ligados por um cabo subterrâneo subindo e descendo, alternada e simultaneamente, em duas vias paralelas assentes ao nível do chão. O seu movimento era determinado pelo peso da água que, na Estação Superior, era adicionada à viatura descendente e despejada quando esta chegava aos Restauradores.

Em 1915, os trabalhos de alteração trouxeram consigo profundas mudanças. A via passou a apresentar apenas os carris em que assentam os rodados dos carros e a fenda que alberga o cabo que os une, tendo a cremalheira desaparecido. Os carros passaram a funcionar por meio de motores eléctricos instalados a bordo e ligados em série, sendo necessária a manobra conjunta dos seus tripulantes para os pôr em movimento, mas a intervenção de apenas um para os imobilizar.

As carroçarias eram, então, em madeira, da cor do mogno. O amarelo como cor distintiva só surgiu após 1926 quando a Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa foi dissolvida e o ascensor se tornou propriedade da CARRIS.
Em Abril de 2006, por questões de segurança relacionadas com obras de manutenção no Túnel do Rossio, o Ascensor da Glória interrompeu a sua actividade, tendo-a reiniciado a 18 de Setembro de 2007.

http://www.carris.pt/pt/noticias/2011/ascensor-da-gloria-celebra-126-aniversario/





Notícias Nacionais: 3º Festival de Gastronomia do Douro de 28 de Outubro a 11 de Dezembro de 2011: 19 Concelhos abrangidos pela ERTD

3º Festival de Gastronomia do Douro de 28 de Outubro a 11 de Dezembro de 2011: 19 Concelhos abrangidos pela ERTD
Quinta-feira, 20 de Outubro de 2011


Numa organização conjunta da Entidade Regional do Turismo do Douro, Câmara Municipal de Lamego, Câmara Municipal de Vila Real, Câmara Municipal do Peso da Régua, AE.HTDOURO (Associação de Empresários), Turismo de Portugal - Escola de Douro – Lamego, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (IPV) e com o apoio dos Municípios da CIMDOURO, Confraria do Espumante e Caves da Raposeira, decorre a partir de 28 de Outubro e até 11 de Dezembro de 2011, a 3ª edição do Festival de Gastronomia do Douro.

O 3º Festival de Gastronomia do Douro está apoiado pelo programa da “Douro Emoções” das três cidades, Lamego, Vila Real e Peso da Régua e pelo Turismo de Portugal.

Durante 45 dias, cerca de três dezenas de Restaurantes/Hotéis dos 19 Concelhos abrangidos pela zona de intervenção da Turismo do Douro estarão envolvidos nesta iniciativa que pretende dar a conhecer a “Gastronomia Duriense”.
    
O 3º Festival de Gastronomia do Douro é realizado nos espaços dos restaurantes, hotéis/restaurantes e adegas típicas.

A organização vai destacar um conjunto de eventos temáticos que dinamizarão o 3º Festival de Gastronomia do Douro.
- “Sabores e Aromas do Douro” de 28 de Outubro a 1 de Novembro
(Lamego, Vila Real Tarouca, Peso da Régua, Armamar, Tabuaço, Mesão Frio)

- “Pelas Terras da Castanha” de 10 a 13 de Novembro
(Moimenta da Beira, Penedono, Sernancelhe e S. João da Pesqueira)

-“Sabores do Douro Superior” de 30 de Novembro a 4 de Dezembro
(Carrazeda de Ansiães, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Vila Nova de Foz Côa)

-Paladares nas Terras de Torga” de 7 a 11 de Dezembro
 (Vila Real, Stª Marta de Penaguião, Sabrosa, Alijó e Murça)

Outras iniciativas:
           
Entre as várias iniciativas junto da comunicação social, regional, nacional e nas regiões fronteiriças, nomeadamente na “vizinha” Galiza, da imagem identificativa do festival nos restaurantes e outros meios nos principais acessos ao Douro, anunciamos a participação em alguns programas de âmbito nacional, de modo a dar uma ainda maior divulgação e promoção:

- 5 de Novembro “Terra a Terra”
Das 07H00 às 10H00, programa da TSF em directo da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego
(a realizar no Auditório de Cozinha com demonstrações de cozinha duriense contemporânea, bar e novas utilizações)

- 10 de Dezembro – “O Património, a Cultura e a Gastronomia”
Jantar de Encerramento “Jantar de Caça” – Organização, concepção e serviço da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego (local a anunciar)

Durante o 3º Festival de Gastronomia do Douro os restaurantes apresentarão um “Menu D´Ouro” com as suas propostas regionais e/ou tradicionais, podendo ser contemporâneas ou clássicas.

http://www.noticiasderesende.com/2011/10/3-festival-de-gastronomia-do-douro-de.html

Notícias Nacionais: Mundo Abreu 2012 de 31 de Março a 1 de Abril

Mundo Abreu 2012 de 31 de Março a 1 de Abril
12:57h - 26/10/2011


A Feira de Viagens Mundo Abreu, que celebra em 2012 a sua décima edição consecutiva, volta a marcar presença na FIL, em Lisboa, de 31 de Março a 1 de Abril.

O pavilhão 1 da FIL, recebe o evento anual que tradicionalmente proporciona descontos até aos 60% para vendas antecipadas em voos especiais, auto-férias, cruzeiros, circuitos, grandes viagens, parques temáticos, entre diversos outros programas de viagem.

As campanhas e valores promocionais lançados para o evento, ficam também disponíveis, nas mesmas datas na rede de lojas Abreu, por todo o país, Açores e Madeira.

A edição do Mundo Abreu em Lisboa, de 2011, terminou com um balanço “positivo" e cresceu 3 a 4% no número de visitantes, face a 2010 em que tinha atingido o recorde de 126.800 visitantes.

http://www.ambitur.pt/site/news.asp?news=24668

Veja aqui fotos da edição deste ano:http://www.flickr.com/photos/viagensabreu/

Notícias Nacionais: Hotéis Oásis Atlântico sugerem Natal e o Réveillon em Cabo Verde

Hotéis Oásis Atlântico sugerem Natal e o Réveillon em Cabo Verde
12:52h - 26/10/2011



Se ainda não marcou as suas férias de Natal e de Fim do Ano e quer divertir-se ao som das mornas e desfrutar da simpatia natural dos Cabo-Verdianos aceite as sugestões da Oásis Atlântico – Hotels & Resorts e divirta-se até 2012 numa das unidades do Grupo Português na Ilha do Sal, São Vicente ou Santiago.

A diversão é garantida em qualquer um destes três destinos, resta-lhe escolher que ilha pretende visitar. No Hotel Oásis Atlântico Belorizonte, no Sal, haverá sempre animação, dia e noite. De dia poderá exercitar-se na praia praticando aeróbica, voleibol ou futebol, e se preferir ficar pela piscina também não faltarão divertidos jogos, aquagym e pólo aquático, e até umas aulas de danças tradicionais para os mais ousados. Para os mais pequenos o Mini Club, junto ao Parque Infantil, oferece uma série de actividades como a realização de Garrafas de Sal, Trabalhos Manuais e Pintura de T-Shirts, bem como um aliciante Dia do Pirata que fará as delícias da criançada. Quando o Sol se põe não faltam espectáculos musicais e de variedades, sendo que poderá terminar 2011 ao som de Zifa & Caetano e da Banda MT80 e entrar em 2012 com um Baile no Restaurante Salinas com a Banda Cool (Nery & Caetano).

Da ementa de Natal contam iguarias como Sopa de Peixe da Nossa Costa, Bacalhau Tradicional da Consoada, Espetadas de Peixe com Manteiga de Amêndoas, Lombo de Porco Recheado com Alperce e Hortelã ou Rôti de Peru com Molho de Porto. À sobremesa terá a companhia dos tradicionais Sonhos, Filhós, Fatias Douradas e Bolo-rei.

Se a sua escolha recair sobre a bonita Ilha de São Vicente, o Hotel Oásis Atlântico Porto Grande escolheu o momento para homenagear esta ilha cabo-verdiana que comemora em 2012 os 550 anos da sua descoberta.
A programação é preenchida começando logo a 23 de Dezembro com Vlú & Banda “Concerto ao Vivo” e passando a Ceia de Natal acompanhada pela Banda Mindelo. No dia 30 será a vez de Tó Alves & Banda Mindelo animarem as hostes, e 2011 chegará ao fim com um fantástico Baile com música ao vivo de Don Kikas, Mirri Lobo, Grace Évora e Tó Alves. No Natal o Bacalhau, o Peru e o Cabrito serão personagens principais da ementa, que será adocicada com Rabanadas Tradicionais em calda de groselha, Sonhos de Abóbora e Trilogia de Arroz Doce.

Na Ilha de Santiago, o Hotel Oásis Atlântico Praiamar propõe-lhe momentos inesquecíveis para este Natal, onde poderá experimentar sabores intensos no Restaurante Atlântico e celebrar o Dia de Natal num almoço buffet descontraído junto à piscina. Da Ceia de Natal não faltam propostas como Lagosta Assada, Peixe Serra ou Vitela de Leite. E “as estrelas vão brilhar” no Hotel Praiamar que se despede deste ano com um buffet frio diverso e um buffet de quentes com iguarias como Pato Assado com Laranja e Ervas Aromáticas, Cabrito Assado com Manteiga de Alecrim, Bacalhau Assado com Pimentos, Grelhada Mista de Pescados do Atlântico ou Espetada de Búzios com Essência de Ervas, entre muitas outras sugestões igualmente saborosas.