quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Notícias Nacionais: HOSPEC’11 espera 60 operadores hoteleiros

HOSPEC’11 espera 60 operadores hoteleiros
26 de Outubro de 2011 às 18:28:25 por Patricia Afonso

É já no próximo dia 08 de Novembro que tem início a 4ª edição do Fórum Anual de Encontro da Indústria Hoteleira ibérica, este ano realizado em Portugal, mais concretamente no Porto. Durante três dias, operadores hoteleiros e fornecedores vão poder reunir-se, frente-a-frente, e ficar a conhecer as novidades e tendências do sector.

Este ano, cabe ao Hotel Sheraton Porto acolher o HOSPEC’11, que espera a participação de 60 cadeias hoteleiras, das quais cerca de um terço são portuguesas.

* Leia este artigo na íntegra na edição desta semana do Jornal Publituris

http://www.publituris.pt/2011/10/26/hospec11-espera-60-operadores-hoteleiros/

Site oficial do HOSPEC’11: http://www.hospec.net/pt/concept/

Notícias Nacionais: Tapada da Mata Eco-Resort & Spa abre portas em 2012

Tapada da Mata Eco-Resort & Spa abre portas em 2012
26 de Outubro de 2011 às 17:54:50 por Patricia Afonso

Romper com a tradição e colmatar uma lacuna na oferta hoteleira, tendo sempre presente o espírito do Alentejo. É este o objectivo da Policarpo Turismo ao construir o Tapada da Mata Eco-Resort & Spa, que conta com um investimento de seis milhões de euros e cujo “projecto se adequa ao tipo de território existente na região.”

Situado a cerca de 5 quilómetros da cidade de Évora, o eco-resort, de quatro estrelas superior e cuja abertura está prevista para o final do primeiro semestre de 2012, está situado num terreno de 40 mil m2 que “tudo tem a ver com o Alentejo, como a existência de sobreiros, azinheiras e oliveiras”, afirmou ao Publituris Manuel Policarpo, sócio-gerente da empresa à qual empresta o nome.

* Leia este artigo na íntegra na edição desta semana do Jornal Publituris

http://www.publituris.pt/2011/10/26/tapada-da-mata-resort-spa-abre-portas-em-2012/

Notícias Nacionais: Viva Tours apresenta programação em Lisboa, Coimbra e Porto

Viva Tours apresenta programação em Lisboa, Coimbra e Porto
26 de Outubro de 2011 às 19:40:52 por Liliana Cunha

Nos dias 2, 3 e 4 de Novembro a Viva Tours vai visitar as cidades de Lisboa, Coimbra e Porto, respectivamente, para dar a conhecer a sua oferta turística para este Inverno.

Costa Rica, Peru, Argentina e Chile são os destinos que estarão em destaque nestes encontros que têm horas marcadas entre as 09h30 e as 11h.

Em Lisboa, a formação terá lugar no Hotel Tryp Oriente, seguindo-se Coimbra, com encontro marcado no Hotel Tryp Coimbra e depois o Porto no Hotel Tryp Porto Expo.

As confirmações de presença devem ser enviadas para o email comercial@vivatours.pt, até 31 de Outubro.

http://www.publituris.pt/2011/10/26/viva-tours-apresenta-programacao-em-lisboa-coimbra-e-porto/

A Viva Tours é um operador de viagens espanhol, do grupo Orizonia.
Site da Viva Tours: http://www.vivatours.pt/

Reportagem: O que saber da actividade hoteleira (parte I)

Reportagem: O que saber da actividade hoteleira (parte I)
Como gerir um hotel em tempo de crise?’ Podia ser um tema de uma aula de Gestão Hoteleira, mas não é. E não pela sua falta de importância, mas porque se a fórmula estivesse inventada, haveriam outros tantos desafios em cima da mesa para que esta actividade empresarial lutasse nos dias que se vivem.

Mais do teorizar e definir uma situação, a ‘crise’ tem que ser enfrentada com acções concretas e reais. No fundo falta colher os frutos da aula prática: Como gerir um hotel em tempo de crise? Nove empresários explicam o que falhou ou prevaleceu na estratégia adoptada pelas unidades hoteleiras nacionais desde 2009 até este ano.



 No caso da cadeia Altis, com hotéis exclusivamente em Lisboa, o fio condutor desde a entrada oficial da crise foi no produto.

Ruben Paula, director geral do Hotel Altis e Altis Suites, explica: “o crescimento do grupo nesta fase de crise, permitiu-nos apostar mais na flexibilização dos recursos humanos, em detrimento de políticas de corte de pessoal, continuando uma política de reengenharia de processos e procura de economias de escala no conjunto das unidades. 
Apostámos em deslocar pessoas que estavam em funções de suporte, para funções que geram mais receita / valor, como seja a criação do guest service com pessoas que trabalhavam no hotel, mas em outras funções que não geravam valor para o cliente”.
Controlo e redução de custos

Começar por onde dói mais é a lição que se tira nesta matéria. Mais de metade dos hoteleiros inquiridos pela Ambitur optou por um controlo rigoroso de custos.


Em Lisboa, e numa perspectiva de unidade independente, o Hotel Lutécia enumera, como principal razão para estar a passar pela crise “sem muito dramatismo”, a reformulação total a nível de custos com fornecedores.

“Todos os fornecedores foram revistos embora continuemos a procurar oportunidades de poupança”, sustenta João Freitas, director da unidade.  



Na mesma postura, surge o Hotel Palácio Estoril. “O facto de termos feito reestruturações e adaptado a nossa estrutura de custos, deu-nos um outro fôlego para os tempos que agora correm”.

Manuel Guedes de Sousa contrapõe, ainda, que “por outro lado a nível comercial também nos obrigou a ir à procura de novos mercados e criar novos produtos e encontrar novos canais de venda”.

Num caso mais singular está a cadeia açoriana Investaçor.

O Grupo dispõe já de unidades hoteleiras em quatro das 9 ilhas, do arquipélago com uma oferta global de 518 quartos / 1.050 camas. A estratégia do grupo passa assim por assegurar a manutenção de estruturas leves e flexíveis; controlar convenientemente os custos; garantir e assegurar liquidez e tirar o maior partido dos apoios do Estado”, evoca José de Sousa, director geral do grupo. 

O empresário, vai ainda mais longe, “tem que se priveligiar a qualidade (…) e dentro dos possíveis evitar que o preço seja critério de decisão de compra, é nossa convicção que os empresários devem evitar ao máximo as áreas de negócio em que o preço baixo se apresente como único critério de decisão de compra já que estas áreas, para além das consequências não irão ter qualquer futuro.

A 2ª parte desta reportagem vai ser publicada online dia 28 de Outubro.
A reportagem na íntegra está impressa na edição nº241/Outubro da revista Ambitur

Vídeo Aproximação e aterragem na pista 03 de Lisboa, Portugal (LPPT)


Aproximação e aterragem na pista 03 de Lisboa, Portugal (LPPT)
Approach and landing rwy 03 at lisbon airport (LPPT), Portugal