terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Queda nas reservas do 'reveillon' antecipa crise para 2012

Económico com Lusa 
03/12/11 17:19

A quebra nas reservas para o fim de ano é a primeira das crises que o próximo ano deverá trazer para o turismo.

O presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), João Passos, alertou que a quebra nas reservas para o fim de ano é a primeira das crises que o próximo ano deverá trazer, ainda que não queira avançar números.

"Na realidade, não estão a sair os programas de passagem de ano como esperávamos. Estou convencido, a não ser que haja uma grande alteração até ao final do ano, que vai ficar aquém de algumas expetativas que a operação tivesse", disse à Lusa o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), João Passos, à margem do 37.º Congresso daquela entidade, a decorrer até hoje em Viseu.

João Passos adiantou que, por exemplo, nesta altura do ano a Madeira já devia estar "quase cheia e não está, nem para lá caminha", sendo um indicador importante das reservas para a última noite de 2011.

"É a primeira das grandes crises que se calhar se avizinha para o próximo ano. A passagem de ano, estou convencido de que vai ser fraca", lamentou o dirigente da APAVT, numa altura em que vários operadores manifestaram baixas expetativas face a 2012 durante as várias sessões do congresso, que começou na quinta-feira.
Algarve não é exceção

Mais em particular, a situação para o Algarve na passagem de ano também apresenta perspetivas bastante negativas, como salientou à Lusa o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Elidérico Viegas: "Se falarmos de descidas de 30% não estaremos a exagerar".

O dirigente da associação algarvia disse que as perspetivas para o final do ano "não são muito animadoras" por diversos motivos, desde as medidas de austeridade aprovadas pelo Governo até ao facto de a passagem de ano calhar a um fim de semana, o que reduz o número de tempo que o turista passa na região.

"Face à diminuição da procura que se tem vindo a verificar a tendência para a acentuação da sazonalidade é cada vez maior e nessa perspetiva, muitas empresas, muitos estabelecimentos hoteleiros e empreendimentos turísticos optaram pelo encerramento durante a estação baixa", acrescentou Elidérico Viegas, que não tem dúvidas: "A redução será muito substancial e significativa", em comparação a anos anteriores.

http://economico.sapo.pt/noticias/queda-nas-reservas-do-reveillon-antecipa-crise-para-2012_132879.html

Alentejo lança campanha para o mercado interno

Económico com Lusa 
11/12/11 12:00

A Turismo do Alentejo anunciou hoje o lançamento, no início de 2012, de uma campanha denominada ‘O Alentejo dá-lhe tudo’, tendo como público-alvo os turistas portugueses que representam 75% do mercado daquela região.

"O que nós queremos dizer aos portugueses é que, apesar das dificuldades, nós não queremos que eles deixem de fazer férias nesta região", disse o presidente da Turismo Alentejo, António Ceia da Silva, em declarações à Agência Lusa.

De acordo com o responsável, a campanha "O Alentejo dá-lhe tudo" vai oferecer aos turistas um "vasto conjunto de vantagens", em articulação como os operadores turísticos, unidades de alojamento, de restauração e de animação turística aderentes a este projecto.

"Um turista, em cada três noites de dormida, terá uma noite oferecida. Nos restaurantes aderentes, a oferta de refeições para crianças até aos oito anos, descontos nos programas de animação turística de vinte por cento e entradas gratuitas nos museus e outros locais de interesse histórico", explicou.

"O Alentejo é o único destino que está a fazer uma campanha destas", sublinhou.

A Turismo do Alentejo está também a desenvolver contactos com diversos grupos dos sectores da banca, alimentar e dos combustíveis, no sentido de desenvolver "parcerias" na promoção desta campanha.

"É uma campanha muito interessante, a temática 'O Alentejo dá-lhe tudo' é no sentido de mostrar que a região dá emoções, sensações, umas férias fantásticas, únicas, e que o Alentejo também dá vantagens, como, por exemplo, nas visitas aos enoturismos", declarou.

Ceia da Silva adiantou ainda que a Turismo do Alentejo vai investir cerca de 350 mil euros numa campanha promocional em diversos meios de comunicação, nomeadamente em rádios, jornais e plataformas de Internet.

"Queremos que seja uma campanha com uma dinâmica muito própria", concluiu.

http://economico.sapo.pt/noticias/alentejo-lanca-campanha-para-o-mercado-interno_133423.html

Promoção: Japão Clássico desde 3995 euros

10:55h - 27/12/2011

Destino: Japão

Outras promoções

Operador: Travelers

Preço:
A partir de 3995 euros

Noites:
8 (11 dias)

Partidas: Lisboa (via Istambul), às sextas-feiras e domingos até 31 de Março de 2012.

Voo: Turkish Airlines

Download de Promoção: Travelers_Japão_Clássico

Público em Geral: Para mais informações contactar agências de viagens.

http://www.ambitur.pt/site/news.asp?news=25230

“As 1001 praias do Algarve” são lançadas em Janeiro

22 de Dezembro de 2011 às 11:41:30 por Tiago da Cunha Esteves

As praias algarvias vão estar em destaque a partir de Janeiro no blogue do Turismo do Algarve, aqui, numa altura em que se aproxima a eleição das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”.

Esta nova iniciativa do Turismo do Algarve, denominada “As 1001 Praias do Algarve”, pretende “divulgar e preservar o maior património natural da região”. Assim, a partir de 2 de Janeiro, e ao longo de quatro meses, vão ser colocados posts diários que irão percorrer a costa algarvia do sotavento ao barlavento, passando pela costa Vicentina e pela ria Formosa.

O objectivo é “promover o principal produto turístico da região fora da sua estação tradicional. Esta é uma oportunidade fantástica para falar das praias no Inverno”, explica o presidente do Turismo do Algarve, António Pina, numa nota divulgada.

http://www.publituris.pt/2011/12/22/lisboa-no-top-10-dos-espanhois-para-a-passagem-de-ano/

Lisboa no ‘top 10′ dos espanhóis para a passagem de ano

22 de Dezembro de 2011 às 14:02:51 por Tiago da Cunha Esteves

Lisboa está entre as dez cidades mais pesquisadas pelos espanhóis para passarem a véspera de Ano Novo, de acordo com o site Trivago.es.

Num estudo para descobrir quais são os destinos em que os espanhóis estão a fazer mais pesquisas de hotéis para a última noite do ano, concluiu-se que Madrid encabeça a lista. O segundo lugar é ocupado por Londres, depois, Paris, Roma, Granada, Benidorm, Barcelona, Nova Iorque, Sevilha e, por fim, Lisboa, no 10º lugar.

Em termos de pesquisas realizadas pelo conjunto dos turistas europeus no Trivago.es, o destino preferido para a passagem de ano é Berlim.


http://www.publituris.pt/2011/12/22/lisboa-no-top-10-dos-espanhois-para-a-passagem-de-ano/

AHP comemora 100 anos

22 de Dezembro de 2011 às 17:11:51 por Patricia Afonso

A AHP – Associação da Hotelaria de Portugal celebra sexta-feira, 23 de Dezembro, o seu c100º aniversário, “período ao longo do qual se assumiu como uma importante infra-estrutura de defesa dos interesses e promoção dos direitos das empresas hoteleiras.”

Em comunicado, a associação refere que, até ao final do próximo ano, “os 100 anos do associativismo hoteleiro vão ser assinalados com um conjunto de actividades e iniciativas comemorativas do centenário, entre as quais se destaca a apresentação, em Janeiro, do projecto TTT – Tourism Think Tank.”

Para dar andar aos seus objectivos, a associação pretende “incrementar o bom entendimento entre os membros, fomentar o turismo, dialogar com os órgãos de soberania no sentido de criar legislação que contemple os interesses das empresas hoteleiras, negociar e celebrar convenções colectivas de trabalho, organizar e manter em funcionamento serviços administrativos, técnicos e outros e promover e apoiar a organização de cursos de formação profissional, conferências e congressos.”

Actualmente com cerca de 500 associados, “a AHP procura ser hoje uma associação virada para o futuro, com uma presença constante junto dos seus membros e sempre atenta às preocupações do sector, como o aumento do IVA e os direitos conexos.”

Depoimentos
“Trata-se de uma associação que luta pelos reais e mais sérios interesses desta indústria. A AHP tem-se revelado, ao longo dos anos, um importante interlocutor no diálogo com os principais responsáveis do sector público, que ditam as políticas para este sector e o destino do turismo enquanto negócio.” Gonçalo Coelho de Sousa, general manager do Fontana Park Hotel e associado desde 2000

“Destaco a dinâmica da associação, designadamente na defesa dos interesses deste importante sector da economia, no envio regular de informação relevante para o desenvolvimento da actividade e na realização de eventos.” Paulo Soares de Oliveira, CFO do M’ar de Ar Hotels, na associação desde o ano 2000

“Sendo da terceira geração da minha família que passou por esta associação destacaria, com certeza, o movimento hoteleiro em torno do Expo 98, a equipa de trabalho dedicada e todos os meus colegas com espírito aberto, de entrega, colaboração e amizades que fiz que perduram até aos dias de hoje.”  Alexandre Almeida, dos Hotéis Alexandre Almeida, um dos associados mais antigos, desde 1941.

http://www.publituris.pt/2011/12/22/ahp-comemora-100-anos/