Março 5, 2012 - 10:41am
O estudo Hospitality 2015 surgiu com dois grandes objetivos: validar as tendências que tinham sido divulgadas num estudo anterior da Deloitte “Hospitality 2010” e, com redobrada responsabilidade, revelar as tendências dos anos seguintes. O valor que os consumidores atribuem à marca, o crescimento dos mercados emergentes, a importância da tecnologia ao serviço do consumidor, e o desenvolvimento e retenção do capital humano, levaram ao sucesso e diferenciação no mercado.
Mercados emergentes:
• O crescimento da classe média na Índia até aos 600 milhões de pessoas e para mais no caso da China criaram um grande aumento das viagens domésticas e da procura de alojamento;
• Na China o turismo doméstico cresceu 30% entre 2005 e 2007. Na Índia, cresceu 15,5% em 2009, e espera-se que em 2015 o turismo internacional quadruplique;
• O sucesso das empresas ocidentais na China e na Índia dependem na maioria dos casos de parcerias e joint-ventures. Cerca de 8% das grandes cadeias hoteleiras internacionais presentes na China estabeleceram-se através de joint-ventures.
Turismo e sustentabilidade:
• Um survey recente da Deloitte concluiu que os Baby Boomers (nascidos em 1946-1964) são mais propensos a terem comportamentos sustentáveis, quando viajam, enquanto a Geração X (nascidos em 1965-1979) valorizam mais a perspetiva de trabalharem e viajarem em empresas sustentáveis e a Geração Y (nascida em 1980-1994) é mais propensa a gastar mais para se alojar em “estabelecimentos verdes”;
• O estudo concluiu também que para os consumidores a sustentabilidade e o luxo são cada vez mais considerados uma proposta de valor única, potenciada rapidamente pelas redes socias;
• 54% dos 6.000 consumidores entrevistados classificaram-se como comprometidos proactivamente, ou influenciadores das questões ambientais;
• Considerando este contexto a Deloitte definiu uma metodologia com cinco etapas que as empresas do sector de alojamento turístico devem ponderar para tornarem a sustentabilidade e turismo uma opção viável e rentável como parte integrante do seu negócio:
1. Alavancar o sentimento dos clientes;
2. Envolver os clientes e os consumidores;
3. Utilizar as redes sociais para potenciar a comunicação;
4. Criar experiências especiais para os clientes;
5. Criar processos sólidos para manter a sustentabilidade turística sempre presente.
Redes sociais
• O que pode ser mais hospitaleiro do que usar as redes sociais para comunicar com clientes, funcionários, candidatos a emprego e com o público em geral? A Deloitte responde a esta questão num artigo denominado “Construção da Marca – Utilização das redes sociais de forma estratégica” onde conclui que atualmente grande parte da comunicação em massa está assente nas redes sociais: as pessoas são tão (se não mais) influenciadas pelo teor dos conteúdos publicados no Facebook, YouTube, Twitter como pelo que existe nos canais turísticos tradicionais e nos meios on-line em geral;
• No artigo, a Deloitte apresenta ferramentas e metodologias que podem suportar a implementação de estratégias e definição de tácticas de posicionamento das marcas turísticas nas redes sociais.
Fonte: Turista Acidental
http://www.livening.net/article/estudo-da-deloitte-revela-tend%C3%AAncias-do-turismo#.T1SZs9HB3XM.facebook
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