segunda-feira, 5 de março de 2012

Estudo da Deloitte revela tendências do Turismo

Março 5, 2012 - 10:41am

O estudo Hospitality 2015 surgiu com dois grandes objetivos: validar as tendências que tinham sido divulgadas num estudo anterior da Deloitte “Hospitality 2010” e, com redobrada responsabilidade, revelar as tendências dos anos seguintes. O valor que os consumidores atribuem à marca, o crescimento dos mercados emergentes, a importância da tecnologia ao serviço do consumidor, e o desenvolvimento e retenção do capital humano, levaram ao sucesso e diferenciação no mercado.

Mercados emergentes:

• O crescimento da classe média na Índia até aos 600  milhões de pessoas e para mais no caso da China criaram um grande aumento das viagens domésticas e da procura de alojamento;

• Na China o turismo doméstico cresceu 30% entre 2005 e 2007. Na Índia, cresceu 15,5% em 2009, e espera-se que em 2015 o turismo internacional quadruplique;

• O sucesso das empresas ocidentais na China e na Índia dependem na maioria dos casos de parcerias e joint-ventures. Cerca de 8% das grandes cadeias hoteleiras internacionais presentes na China estabeleceram-se através de joint-ventures.

Turismo e sustentabilidade:

• Um survey recente da Deloitte concluiu que os Baby Boomers (nascidos em 1946-1964) são mais propensos a terem comportamentos sustentáveis, quando viajam, enquanto a Geração X (nascidos em 1965-1979) valorizam mais a perspetiva de trabalharem e viajarem em empresas sustentáveis e a Geração Y (nascida em 1980-1994) é mais propensa a gastar mais para se alojar em “estabelecimentos verdes”;

• O estudo concluiu também que para os consumidores a sustentabilidade e o luxo são cada vez mais considerados uma proposta de valor única, potenciada rapidamente pelas redes socias;

• 54% dos 6.000 consumidores entrevistados classificaram-se como comprometidos proactivamente, ou influenciadores das questões ambientais;

• Considerando este contexto a Deloitte definiu uma metodologia com cinco etapas que as empresas do sector de alojamento turístico devem ponderar para tornarem a sustentabilidade e turismo uma opção viável e rentável como parte integrante do seu negócio:

1. Alavancar o sentimento dos clientes;

2. Envolver os clientes e os consumidores;

3. Utilizar as redes sociais para potenciar a comunicação;

4. Criar experiências especiais para os clientes;

5. Criar processos sólidos para manter a sustentabilidade turística sempre presente.

Redes sociais

• O que pode ser mais hospitaleiro do que usar as redes sociais para comunicar com clientes, funcionários, candidatos a emprego e com o público em geral? A Deloitte responde a esta questão num artigo denominado “Construção da Marca – Utilização das redes sociais de forma estratégica” onde conclui que atualmente grande parte da comunicação em massa está assente nas redes sociais: as pessoas são tão (se não mais) influenciadas pelo teor dos conteúdos publicados no Facebook, YouTube, Twitter como pelo que existe nos canais turísticos tradicionais e nos meios on-line em geral;

• No artigo, a Deloitte apresenta ferramentas e metodologias que podem suportar a implementação de estratégias e definição de tácticas de posicionamento das marcas turísticas nas redes sociais.

Fonte: Turista Acidental


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