terça-feira, 8 de novembro de 2011

Notícias Nacionais: Comida e natureza atraem ingleses

Comida e natureza atraem ingleses
A gastronomia e a natureza, são a grande aposta do turismo em Portugal para apelar ao mercado britânico.

16:54 Segunda feira, 7 de novembro de 2011


O mercado britânico está a responder à aposta da promoção do turismo em Portugal em elementos diferenciadores, como a gastronomia e a natureza, acredita a secretária de Estado do Turismo.

"Cada vez mais o público britânico percebe que Portugal não é só sol, mar e bom tempo mas é também uma série de coisas que passam pela gastronomia, natureza, turismo cultural e uma série de produtos que começam a conhecer cada vez melhor", saudou Cecília Meireles.

Tradicionalmente, os turistas britânicos procuram as zonas do Algarve e da Madeira mas as campanhas de outras regiões começam a surtir resultados.

Alentejo e centro de Portugal apresentam crescimentos simpáticos
"Embora esteja a haver um crescimento muito substancial - na ordem dos dois dígitos - nessas regiões, a verdade é que há outras regiões, como é o caso do Alentejo e do centro de Portugal, que apresentam também crescimentos muito simpáticos porque eram regiões que o público britânico conhecia menos bem e que agora começa a conhecer melhor", afirmou.

Depois de uma queda de 2,3% nas dormidas entre 2009 e 2010 de turistas britânicos, estas cresceram 18,5% de 2010 para 2011, mais do dobro da média nacional de 8,1 por cento.

Cecília Meireles encontra-se em Londres a participar no World Travel Market, uma das principais feiras de turismo e viagens do mundo, que decorre de 07 a 10 de novembro em Londres.

O espaço de Portugal manteve a aposta do ano passado no lema "Prove Portugal", uma forma de "enriquecer e de diferenciar a nossa oferta", defendeu a secretária de Estado. "Isso passa decisivamente pela gastronomia, passa pelos vinhos, por pôr Portugal no mapa como o país que tem o melhor peixe do mundo", vincou.

Mas lembrou que "há outros produtos e produtos novos, como é o caso da natureza e de segmentos como o 'bird watching' [obervação de aves] e caso da cultura".

Durante os quatro dias do evento será servido café e pastéis de nata, terão lugar provas de vinho, de azeite, queijos e vinho do porto, de canapés de conserva de peixe, de enchidos, terminando com cocktails portugueses.

Há um balcão de provas e degustações com a presença de três formadores e oito alunos das Escolas de Hotelaria de Lisboa, Lamego e Portimão e um balcão de gelados 'gourmet' com 10 sabores relacionados com a gastronomia portuguesa.

Oferta mais diferenciada e segmentada
Para Cecília Meireles, é nesta "oferta mais diferenciada e segmentada" que o turismo português deve continuar a apostar face a países concorrentes no mercado "clássico de sol e mar". O World Travel Market é uma das principais feiras de turismo e viagens do mundo, contando com 183 expositores e atraindo anualmente mais de 40 mil visitantes.

Durante a feira, na qual participa pela primeira vez enquanto membro do governo, Cecília Meireles terá encontros com representantes de companhias aéreas, jornalistas britânicos e operadores de turismo. O objetivo será perceber "qual é o outro lado da moeda, ou seja, do lado da procura o que é eles acham que as coisas estão a correr bem em Portugal e em que nós eventualmente podemos melhorar". A governante pretende ainda explorar com especialistas como é que o governo pode desenvolver o setor do turismo residencial.

Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/comida-e-natureza-atraem-ingleses=f685952#ixzz1d794GB34

Sem comentários:

Enviar um comentário