Brasil deve ser o principal mercado da TAP em 2012
O vice-presidente executivo da TAP, Luiz da Gama Mór, afirmou na Abav 2011 – Feiras das Américas que o Brasil deve ultrapassar Portugal enquanto principal mercado da companhia aérea de bandeira nacional já no próximo ano.
De acordo com o responsável, a companhia espera alcançar este ano um crescimento de 8% no volume global de passageiros face a 2010, quando a companhia tinha transportado um total de 9 milhões de passageiros.
Para o resulto esperado, muito deverá contribuir o Brasil, uma vez que, como indicou Luiz Mór, o país é actualmente o segundo mercado da companhia, esperando-se que ultrapasse o mercado luso no próximo ano, uma vez que a desaceleração da economia brasileira não afectou o crescimento da participação do Brasil nas receitas da TAP.
Actualmente, o mercado nacional é o principal para a companhia, representando 29% das vendas, seguindo-se o Brasil, que representa 21%, situação que, de acordo com o vice-presidente executivo da TAP, se deve alterar para o próximo ano.
Os restantes 50% das vendas da TAP dividem-se por vários mercados, com Luiz da Gama Mór a destacar os mercados europeu e africano, cujo comportamento, aliado ao bom desempenho do Brasil, levam o responsável a admitir que a companhia espera manter os resultados do ano passado, quando a TAP teve lucros de 62,3 milhões de euros.
“A nossa previsão é de crescimento no volume de passageiros, mas ainda é muito cedo para falar de resultados. A situação económica na Europa é mais complicada e temos dificuldades de crescer com a actual frota, já que nossa taxa de utilização é a mais alta do mundo. Dependemos muito de Portugal e Brasil, mas o crescimento na África tem nos ajudado muito, assim como na Europa do Norte. Na Alemanha e Suíça, crescemos 20% este ano”, afirmou.
Na Abav, a TAP aproveitou para promover a sua presença no Facebook, um canal de comunicação privilegiado, onde os clientes da companhia podem colocar questões, consultar informação e comprar bilhetes online.
Segundo Mór, o volume de vendas da TAP pela internet continua a crescer, representando já 17% das vendas da companhia em todo o mundo. No Brasil, as vendas online passaram de 5% para 15%, no prazo de um ano.
I.M.
24/10/2011
http://www.turisver.com/article.php?id=54383
Sem comentários:
Enviar um comentário