sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Notícias nacionais: Alentejo conta com nova unidade

Alentejo conta com nova unidade
11:48h - 28/10/2011

Localizado no concelho de Santiago do Cacém, o Monte do Giestal - Casas de Campo & SPA inaugura amanhã, tornando-se assim na mais nova unidade de turismo em espaço rural do Alentejo.

O empreendimento é constituído por dez casas de campo de traça tradicional, uma recepção, uma sala de jogos, uma sala de estar e uma ampla esplanada.

No SPA, a oferta varia entre as diferentes massagens e banhos ou o ginásio. Os amantes das actividades ao ar livre, podem ainda usufruir da piscina, do court de ténis ou dos passeios de bicicletas pelos 70 hectares da propriedade. A unidade está ainda equipada com um espaço para crianças e com um canil para os animais de estimação.

“O Monte do Giestal - Casas de Campo & SPA surgiu do sonho de poder partilhar com todos os que nos visitam, a simplicidade no bem receber, os sabores únicos da gastronomia local, a paisagem relaxante dos campos alentejanos, os aromas da terra e enfim, tudo aquilo que temos de melhor para partilhar”, explica Gilda Silva, sócia gerente da empresa Guipesil - Gestão de Imóveis, Lda, em comunicado.

http://www.ambitur.pt/site/news.asp?news=24686

Site d' O Monte do Giestal - Casas de Campo & SPA: http://montedogiestal.com/

Notícias nacionais: Congresso Internacional de Geoturismo em Arouca

“Há que promover segmentos emergentes como o geoturismo”
28 de Outubro de 2011 às 10:39:37 por Tiago da Cunha Esteves


No ano em que se celebra o Centenário do Turismo em Portugal, “há que promover os segmentos de turismo emergentes no nosso País”, como é o caso do geoturismo. Essa é, pelo menos, a opinião do presidente da Comissão Nacional do Centenário, Jorge Mangorrinha.

“O geoturismo tem pouco mais de 10 anos e, desde 2000, já foram classificados 87 geoparques em todo o mundo, localizando-se cerca de meia centena na Europa, onde surgiu a ideia. Os casos dos Geoparques de Arouca e da Naturtejo, dois parceiros deste centenário, são exemplos muito relevantes”, sustenta.

Nesse sentido, a Comissão Nacional está a promover e a integrar na sua programação nacional o Congresso Internacional de Geoturismo, que vai decorrer de 9 a 13 de Novembro, no Arouca Geopark.

http://www.publituris.pt/2011/10/28/ha-que-promover-segmentos-emergentes-como-o-geoturismo/

Congresso Internacional de Geoturismo em Arouca12:05h - 28/10/2011
A Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal, à qual aderiram a Associação Geoparque Arouca e a Câmara Municipal de Arouca, promove e integra na sua programação nacional o Congresso Internacional de Geoturismo, a realizar de 9 a 13 de Novembro, no Arouca Geopark.

 Neste Congresso serão abordados temas como Geoturismo e Geoparques, Geoturismo e Património, Geoturismo, Educação e Ciência, Geoturismo e Desenvolvimento Sustentável, Geoturismo, Destinos e Produtos Turísticos, Casos de estudo em Geoturismo, Geoturismo e Inovação (oferta, serviços, produtos, processos), Geoturismo, Marketing e Comunicação, Geoturismo e Redes de Cooperação, Geoturismo e a região Norte de Portugal e Casos de estudo em Geoturismo.

O Congresso tem ainda como outros parceiros o Turismo de Portugal, IP, o Turismo do Porto e Norte de Portugal, E.R., a Universidade de Aveiro (UA), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA- Gaia), a PROGEO- Grupo Português, a ADRIMAG e a Real Irmandade Rainha Santa Mafalda.

http://www.ambitur.pt/site/news.asp?news=24690

Notícias nacionais: Receitas turísticas de Espanha sobem 5,8% em Setembro

Receitas turísticas de Espanha sobem 5,8% em Setembro
28 de Outubro de 2011 às 10:56:16 por Tiago da Cunha Esteves

Os turistas internacionais que em Setembro visitaram Espanha gastaram um total de 5.433 milhões de euros, um aumento de 5,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os números foram divulgados pelo Instituto de Estudos Turísticos (IET).

Este ano, a época alta registou uma performance crescente em relação a 2010. Entre Julho e Setembro, os turistas internacionais deixaram no país 19.702 milhões de euros, uma subida de 8%.

No acumulado desde o início do ano até Setembro, Espanha registou 42.242 milhões de euros em receitas turísticas, o que se traduziu num crescimento de 8,2% em comparação com o período homólogo de 2010.

http://www.publituris.pt/2011/10/28/receitas-turisticas-de-espanha-sobem-58-em-setembro/

Notícias nacionais: Centenário do Turismo debate relação entre turismo e cidade

Centenário do Turismo debate relação entre turismo e cidade
28 de Outubro de 2011 às 10:33:37 por Tiago da Cunha Esteves

“Turismo e cidade: planear o turismo para a cidade; planear a cidade para o turismo”. É este o tema do seminário internacional de turismo e planeamento do território, a ocorrer no dia 11 de Novembro, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A iniciativa é enquadrada na Rede de Conhecimento da programação nacional do Centenário do Turismo em Portugal.

O evento vai contar com a presença de especialistas nacionais e internacionais em tendências de turismo, planeamento e desenvolvimento regional e urbano, marketing territorial e turístico, entre outras áreas.

“A cidade: facto urbano-turístico”, “quadro de referência do turismo urbano” e “cultura e eventos: dimensões e estratégias” serão apenas alguns dos temas debatidos.

http://www.publituris.pt/2011/10/28/centenario-do-turismo-debate-relacao-entre-turismo-e-cidade/

Notícias nacionais: Um novo portal de reservas de alojamento em Portugal foi lançado esta sexta-feira, o bestportugalbeds.com

bestportugalbeds.com já foi lançado
28 de Outubro de 2011 às 14:17:17 por Patricia Afonso

Um novo portal de reservas de alojamento em Portugal foi lançado esta sexta-feira. O www.bestportugalbeds.com dispõe de mais de 600 unidades no País.

O novo portal “oferece, com a maior facilidade e transparência, as melhores tarifas disponíveis a cada momento, pagáveis directamente à unidade hoteleira escolhida sem quaisquer encargos adicionais” e espera atingir as 1.500 unidades ao fim do primeiro ano em operação.

Neste, “a pesquisa pode ser efectuada por preço – que é o filtro aplicado por defeito – localização, nome, categoria, regime de alojamento, tipo de hotel ou facilidades oferecidas, de forma inteiramente transparente, sem qualquer tipo de compromisso de posicionamento na plataforma, com excepção da popularidade, ou seja o ordenamento é feito em função do maior número de reservas já processadas.”

O “bestportugalbeds.com não é um portal transaccional, pelo que os utilizadores não necessitam de pagar online a sua reserva; esta é paga directamente no hotel, sem custos adicionais, bastando a indicação do cartão de crédito no acto da reserva para assegurar a mesma, mas sem qualquer débito associado, salvo em caso de cancelamento, nas condições impostas por cada unidade de alojamento e que são previamente acordadas.”

http://www.publituris.pt/2011/10/28/bestportugalbeds-com-ja-foi-lancado/

Notícias nacionais: Portugal entre os países onde o golfe mais está a crescer

Portugal entre os países onde o golfe mais está a crescer
28 de Outubro de 2011 às 11:39:49 por Tiago da Cunha Esteves

Portugal e Turquia estão entre os países onde o turismo de golfe está a desenvolver-se mais rapidamente, de acordo com o CEO da Associação Internacional de Operadores de Turismo de Golfe, Peter Walton. Como destinos consolidados no segmento, o responsável avança países como os Estados Unidos, Espanha e Tailândia.

O turismo de golfe internacional poderá gerar um total de 55 milhões de viagens este ano, um valor equivalente à performance de 2007, antes da crise económica global. De acordo com a associação, trata-se de um dos poucos segmentos internacionais que continua a crescer, apesar da incerteza económica.

Na Tailândia, Peter Walton sustentou que o turismo de golfe está a recuperar muito mais rapidamente do que outros sectores. “Nos mercados consolidados, um em cada três golfistas planeia viajar nos próximos doze meses. Isso é muito mais do que noutros sectores, como o ski. Também sabemos que os golfistas gastam mais 120% por pessoa, e por dia, do que outros turistas”, afirmou.

http://www.publituris.pt/2011/10/28/portugal-entre-os-paises-onde-o-golfe-mais-esta-a-crescer/