segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Férias seguras

Tudo o que precisa saber para umas férias tranquilas sem percalços

Existem pessoas que simplesmente não conseguem desligar. Nem mesmo nas férias.

Para elas, este período que deveria ser de descanso total pode ser sinónimo de stress.

Se é vítima das suas próprias férias, pense em escolher um destino adequado ao seu estilo de vida e siga estes nossos conselhos de modo a poder desfrutar de uns dias de descanso tranquilos.

Contra melgas e mosquitos

Para se proteger das picadas de insectos use vestuário com mangas compridas, calças, meias e sapatos fechados a partir do entardecer, altura em que as melgas e mosquitos começam a atacar.

Evite produtos de higiene ou cosméticos muito perfumados, proteja as zonas do corpo expostas com repelente e considere a hipótese de dormir com uma rede mosquiteira e pulverizar o quarto de manhã, antes de sair.

Consulta do viajante

Se vai viajar para fora do país, especialmente se planeia umas férias exóticas, marque uma consulta do viajante. Esta deve ser feita, idealmente, um a dois meses antes da viagem.

Esta consulta destina-se «a todos os que vão viajar para zonas em que o risco para a saúde é significativo, nomeadamente para países africanos, da América central e do sul, bem como para a Ásia, e aos viajantes que regressam doentes, com as chamadas doenças infecciosas de importação», refere Saraiva da Cunha, director do Serviço de Doenças Infecciosas e coordenador da consulta nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Mais vale prevenir
Nesta consulta «o viajante é informado dos riscos que corre durante a sua deslocação e são aconselhadas medidas preventivas, que incluem a administração de vacinas ou de medicamentos profiláticos», explica Saraiva da Cunha.

A medicação que se aconselha aos viajantes destina-se ao auto-tratamento das diarreias e à prevenção da malária, bem como ao tratamento de situações mais banais, como as alergias ou as picadas de insectos.

Quanto às vacinas, tudo depende da zona para onde viaja: «Tanto pode ser apenas necessário actualizar o calendário vacinal português, como exigir a administração de múltiplas vacinas», diz.


Cozinha típica
Depois há ainda que ter cuidados relativos à alimentação. Num país desconhecido e exótico, temos vontade de experimentar tudo.

Todos os nomes dos pratos que figuram na ementa parecem convidativos, embora você não faça a menor ideia em que é que consistem.

No entanto, estes destinos requerem cuidados redobrados. «A regra básica consiste em comer alimentos cozinhados recentemente, descascar a fruta e só beber água de qualidade (engarrafada industrialmente ou fervida)», refere o especialista.

Coordenadas
A consulta do viajante não é obrigatória, embora alguns países tenham exigências particulares relativamente aos turistas, «como a administração de vacinas com carácter de obrigatoriedade», refere o especialista.

Para saber qual a consulta do viajante mais próxima da sua área de residência consulte o Portal da Saúde ou ligue para a linha de informações do Ministério da Saúde (213 305 000).

Maldito jet lag
Quando viajamos durante várias horas e atravessamos diferentes fusos horários o nosso organismo fica baralhado. Ao conjunto de sintomas que daí podem advir (insónias, cefaleias, dificuldade de concentração, alterações psicológicas, entre outros) chamamos jet lag.

A principal regra para o prevenir é adaptar-se ao horário de destino o mais rapidamente possível – hora das refeições e sono. Tente descansar ao máximo antes da viagem e fazer pequenas sestas durante o voo, excepto se chegar de noite ao destino.

Neste caso, convém chegar com sono e dormir ao chegar ao hotel para se adaptar logo ao horário local.

Férias de estimação
E se não lhe passa pela cabeça ir de férias sem levar o seu bobby escolha um dos muitos hotéis, apartamentos e parques de campismo que aceitam a presença dos seus animais. Antes de partir, leve-o veterinário e certifique-se de que a caderneta de vacinas está em dia.

Arranje uma caixa própria para o transporte do seu animal e assegure-se que este tem sempre água para beber. Antes de reservar a estadia avalie o conforto, as condições e a qualidade do serviço prestado aos animais e verifique se existe um veterinário na zona.

O que não se pode esquecer de incluir na sua bolsa de primeiros-socorros:

Algodão
Cotonetes
Álcool
Termómetro digital
Ligaduras de gaze
Analgésico/antipirético
Antidiarreico
Antiácido
Pensos-rápidos
Soro fisiológico
Gel Anti-histamínico
Spray para alívio imediato de dores musculares
Fita adesiva
Seringas sem agulha
Tesoura de pontas redondas
Repelente de insectos
Comprimidos para o enjoo
Anti-séptico
Pinça
Luvas esterilizadas
Anti-histamínico roll-on
Gel para contusões

Texto: Vanda Oliveira

http://mulher.sapo.pt/lazer/viagens/ferias-seguras-914446.html

Foto: Artur (com produção de Mónica Maia)

Sem comentários:

Enviar um comentário