segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

500 presépios em exposição em Vila do Conde

A iniciativa é da edilidade local e da Associação para a Defesa do Património e Artesanato
O Teatro Municipal de Vila do Conde tem patente uma exposição com mais de 500 presépios idealizados por 70 artesãos de todo o país. Uma mostra “única a nível nacional e de uma grande beleza”, considerou à Lusa o presidente da Associação para a Defesa do Património e Artesanato de Vila do Conde, entidade que, em conjunto com a Câmara Municipal local, promove esta iniciativa.

Imaginação não faltou aos artesãos que conceberam peças em vários tipos de materiais como “ferro, barro, papel e até há presépios feitos no interior de lâmpadas”, exaltou Saraiva Dias. Esta exposição, realizada há vários anos, surgiu na sequência da Feira de Artesanato de Vila do Conde que, há mais de 30 anos se realiza no município.

“Os excelentes artesãos que participam nessa mostra são convidados nesta época natalícia a apresentarem aqui estas peças apreciados, não só pela população, mas também por colecionadores de todo o país que nos procuram", realçou Saraiva Dias. Participam nesta mostra artesãos de Canas de Senhorim, Alcanena, Lagoa, Évora, Santa Maria da Feira, Aljezur, Barcelos, Palmela, entre outros pontos do país.

Para Saraiva Dias esta exposição também dá a possibilidade aos seus visitantes de poderem “oferecer um presépio como presente de natal”, sendo que as peças estão à venda com preços que podem ir dos cinco aos 200 euros “Há preços para todos os gostos e para todas as carteiras”, frisou. Montar o presépio durante a época natalícia é um costume seguido por várias culturas de todo o mundo, mas o mentor da ideia teria sido São Francisco de Assis, em 1223. O santo mandou fazer a estrutura do presépio em argila e, a acompanhá-la, colocou também uma manjedoura, um boi e um burro e explicou ao povo o significado do Natal, sobretudo aos camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus.

Durante a idade média, este costume acabou por se espalhar às igrejas e catedrais da Europa e também às casas dos reis e dos nobres. Foi no século XVIII que o hábito de montar o presépio em todas as casas se alargou à Europa e, depois, a todo o mundo. Através desta exposição, denominada “Tempo de Magia”, Vila do Conde pretende realçar a beleza e a diversidade dos presépios, numa mostra que pode ser visitada todos os dias, à tarde, até ao próximo dia 18 de dezembro.

12 de de dezembro de 2011

http://mulher.sapo.pt/atualidade/noticias/500-presepios-em-exposicao-em-1206830.html

1 comentário: