segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Férias na neve

Os melhores locais, o equipamento indispensável e os cuidados de segurança e beleza para as melhores férias em tempo frio

Pas de la Casa, Grandvalira, Formigal, Aspen, Chamonix... Se para algumas de nós estes nomes pouco ou nada dizem, há quem não pense noutra coisa quando chega o início de mais um ano: o próximo destino para as férias na neve.

Quem experimenta não quer outra coisa. Quem ainda não se estreou não faz ideia do que está a perder. Seja qual for o seu caso preparámos um guia que lhe vai dar conta dos destinos do momento, as opções desportivas, o material necessário e as regras de segurança para toda a família.

Ski ou Snowboard

Basicamente são estas as actividades disponíveis em qualquer estância de neve. Há quem diga que a primeira opção é mais fácil, mas não é consensual. Assim, quem pretende deslizar com velocidade deve optar pelo ski; mas se procura fazer acrobacias na neve, então o snowboard é a melhor opção.

Seja qual for a sua escolha procure fazer um curso de iniciação à prática desportiva. Desta forma, evitará a frustração típica dos principiantes e também as lesões. Mesmo para quem já esquia há alguns anos é conveniente fazer uma revisão da matéria para poder evoluir.

Mini-skis
Quanto aos mais novos é recomendado começarem pela aprendizagem de ski. Na maioria das estâncias a idade mínima exigida nos cursos é de cinco ou seis anos.

No entanto e consoante a estância, poderão haver escolas que disponibilizem aulas de ski para crianças a partir dos quatro anos. Já a aprendizagem do snowboard não se deve iniciar antes dos sete ou oito anos. Em qualquer um dos casos, o uso de capacete é fundamental.

Código de cores
Cada estância de neve classifica as suas pistas consoante a dificuldade que apresentam para os esquiadores através de um código de cores: verde, azul, vermelho e preto.

As duas primeiras não apresentam grandes dificuldades e são as mais indicadas para os inexperientes. As restantes, apresentam desafios e são exclusivas para quem já domina este desporto.

Principais destinos

Se dispõe apenas de um fim-de-semana ou pretende fazer a primeira incursão na neve tanto a Serra da Estrela como a Serra Nevada (Espanha) são duas boas opções. Ambas possuem pistas de todos os tipos e escolas de ski e snowboard. Soldeu, El Tarter, Grandvalira e Pas de la Casa, em Andorra; Formigal e Baqueira-Beret, em Espanha são outras alternativas para quem não quer ir para muito longe.


Altos voos
Quem já não é propriamente novata nestas andanças e pretende mudar de ares tem um leque de opções mais vasto.

Na Europa, as melhores estâncias encontram-se no norte da Itália (Madonna Di Campiglio, Cortina d'Ampezzo, Cervinia), Alpes e Pirinéus franceses (Saint Lary, Font Romeu, Chamonix, Val d'Isère), Áustria (Innsbruck, St Anton) e Suíça (Zermatt, St Moritz).

Fora do velho continente há ainda outras hipóteses como Bariloche, a maior estância de ski da Argentina e Aspen, nos Estados Unidos (com a melhor neve do mundo, segundo alguns entendidos).

Equipamento
Se vai fazer a sua estreia nos desportos de Inverno é preferível recorrer ao aluguer de equipamento, o qual geralmente está incluído nos programas de férias das agências viagens. Esta opção tem várias vantagens: evita os problemas de transporte e permite usar todos os anos novos modelos e trocar facilmente o equipamento quando não serve.

Se já está num nível avançado pode continuar a alugar o material ou, se preferir, comprar o seu próprio equipamento, sendo que a compra das botas deverá ser o seu primeiro investimento. Hoje em dia os modelos de média gama, a partir dos 100 euros, assumem um compromisso preço/qualidade/conforto muito positivo.

Fazer as malas
Inclua na bagagem um par de luvas de boa qualidade; um gorro, se possível com pala, para a proteger tanto do frio como do sol; e óculos de sol e/ou neve para proteger os olhos dos raios solares e do vento.

Quanto à roupa, escolha peças com bom isolamento térmico, resistente e impermeáveis. Evite as lãs e opte por artigos leves de algodão para usar por baixo de um bom casaco, que facilmente tira ao entrar em locais fechados, por norma, muito aquecidos.

Cuidados de beleza

A protecção solar é a principal precaução a ter nas férias na neve, já que esta reflecte os raios e aumenta o risco para a pele. Antes de sair de casa aplique um creme com filtro solar para o rosto e uma fórmula específica para o contorno de olhos e lábios.

Renove a aplicação ao longo do dia. No final do dia, para evitar que a pele fique ressequida, com a sensação de repuxar provocada pelo frio aplique um creme hidratante em todo o corpo a seguir ao duche e resista aos banhos muitos quentes que ainda vão agravar o problema.

Regras de segurança
Tanto o ski como o snowboard são considerados desportos perigosos praticados em zonas de grande altitude que podem implicar um esforço suplementar e dificuldades de adaptação. Assim, antes de escolher o destino de férias consulte o seu médico assistente e pense em fazer uma preparação física.

Durante a estadia, beba muitos líquidos ao longo do dia e mantenha-se atenta a sinais de cansaço do seu organismo, fazendo pausas frequentes.

Faça um aquecimento muscular antes da primeira descida e estire os músculos ao final do dia.

Verifique diariamente as condições do seu equipamento, bem como o das crianças, e não adie um único dia a reparação ou substituição do mesmo.

Escolha a estância de acordo com a variedade de pistas que apresenta, tendo em conta os diferentes níveis de aprendizagem dos elementos que viajam consigo.

Texto: Vanda Oliveira

http://mulher.sapo.pt/lazer/viagens/ferias-na-neve-914452.html

Sem comentários:

Enviar um comentário