sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Viajar na Europa 2011-2012 - Web oficial da União Europeia para quem viaja nos 27 países da UE

Viajar na Europa 2011-2012

Viajar na Europa é o sítio Web oficial da União Europeia para quem viaja nos 27 países da UE. Quer esteja de férias ou em viagem por motivos de trabalho, poderá encontrar nestas páginas conselhos práticos e sugestões úteis sobre vários aspectos da sua viagem, desde os documentos necessários até ao acesso a cuidados médicos e à utilização do telemóvel.

Quando se viaja há sempre muito para ver e descobrir. Graças à União Europeia, é muito mais fácil viajar hoje em dia. No interior da UE, podem atravessar-se muitas fronteiras sem que haja qualquer controlo e, com o euro, é mais fácil comparar preços para fazer boas compras. Tire partido do que a Europa tem para lhe oferecer e parta à descoberta.


“Viajar na Europa” - brochura a cores (em inglês):
PDF: http://ec.europa.eu/publications/booklets/eu_glance/90/en.pdf
Word: http://ec.europa.eu/publications/booklets/eu_glance/90/index_en.htm

Neste site irá ver as seguintes informações:


  • Documentação necessária
Viajar na Europa: tudo o que precisa de saber sobre passaportes, bilhetes de identidade e vistos.

  • Dinheiro
O euro é utilizado em 17 países da União Europeia. Informe-se sobre o euro, as taxas de câmbio de outras moedas e o uso de dinheiro e cartões de crédito.

  • Compras
Os cidadãos europeus podem fazer as compras que desejarem em qualquer país da União Europeia. Verifique as quantidades de tabaco e álcool, as taxas de IVA aplicáveis, as regras em vigor para as espécies ameaçadas e a carne e os produtos lácteos. Informe-se ainda sobre o que faz a União Europeia para proteger os consumidores.

  • Como lá chegar
Se viajar por estrada, de avião, de comboio ou por via navegável, encontrará nesta secção informações úteis sobre cartas de condução, seguro automóvel, segurança rodoviária, portagens, direitos dos passageiros aéreos, segurança nos aeroportos e direitos dos passageiros ferroviários.


  • Saúde
Os cidadãos da União Europeia que adoeçam durante uma viagem têm direito a assistência médica. Descubra como o Cartão Europeu de Seguro de Doença torna tudo isso mais simples. Antes de partir, informe-se sobre a qualidade das águas balneares, os níveis de ozono e os diferentes tipos de protecção solar.


  • Comunicar
Como dizer «obrigado» a um habitante de Bratislava? Quais são os indicativos para telefonar para o estrangeiro? Quanto custa ligar do telemóvel quando se está no estrangeiro? Descubra as respostas nesta secção.

  • O que fazer
Quaisquer que sejam os seus interesses, terá sempre inúmeras actividades interessantes para fazer na Europa! Encontrará algumas sugestões nesta secção.

  • Escolher a época para viajar
To help you plan your trip, compare the average temperatures across Europe, find out about time zones and daylight saving time and check on the main public holidays.

  • Animais de companhia
Viajar com um gato ou um cão é agora muito mais fácil graças ao novo passaporte da UE para animais de companhia. Saiba mais pormenores neste sítio.

  • Em caso de problema
112 é o número de emergência para o qual poderá ligar em toda a UE. Encontrará nesta secção outros conselhos úteis em caso de acidente.

  • Respeitar o ambiente
Calcule a sua pegada de carbono e siga algumas dicas para poupar energia e reduzir as suas emissões.

Sem comentários:

Enviar um comentário