domingo, 23 de outubro de 2011

Notícias Nacionais: Estrangeiros salvam turismo nacional em Agosto

INE
Estrangeiros salvam turismo nacional em Agosto

Rita Paz 
13/10/11 12:23

A actividade hoteleira em Portugal continua a apresentar resultados positivos.

Em Agosto, os hotéis em Portugal acolheram um total de 1,8 milhões de hóspedes, que originaram 6 milhões de dormidas, segundo os dados divulgados hoje pelo INE. Estes números reflectem subidas homólogas de 5,4% e 5,6%, respectivamente, com a procura a aumentar por parte dos não residentes (9,8%), embora com uma desaceleração relativamente aos últimos quatro meses.

Já os residentes revelaram um comportamento estável, contribuindo com 2,4 milhões de dormidas, sensivelmente o mesmo valor registado em Agosto de 2010.

"Os resultados do mês de Agosto confirmam a tendência de evolução positiva que se vem verificando desde há alguns meses, embora se observe um abrandamento para os principais indicadores, comparativamente com os do mês de Julho", sublinha o INE.

Os dados hoje divulgados mostram que, apesar da crise, o maior aumento da procura verificou-se nos hotéis de uma e duas estrelas, tendo o número de dormidas disparado 15,1% em Agosto, face a igual mês de 2010. O mesmo sucedeu nos apartamentos de luxo, onde a procura disparou 33,6%.

Em sentido inverso, os estabelecimentos de classe mais baixa (Estalagens, móteis e pensões) registaram uma queda de 11,6% nesse mês.

Segundo os mesmos dados, o crescimento observado em Agosto ficou a dever-se sobretudo ao aumento das dormidas de estrangeiros (98%), sendo que o mercado brasileiro, britânico e holandês foram os que apresentaram os melhores resultados (34,3%, 19,7% e 14,1% respectivamente). "Do grupo dos principais mercados, apenas o irlandês e o alemão apresentaram resultados decrescentes (-8,7% e -1,5%), após um período consecutivo de crescimento", refere o relatório do INE.

Quanto aos locais mais procurados no país, Alentejo (+16,9%) e Madeira (+8,6%) estão no topo da lista.

No mês em análise, os proveitos totais dos estabelecimentos hoteleiros aumentaram 6,2% para 301,8 milhões de euros, assim como os de aposento, que atingiram os 224,2 milhões, um acréscimo de 6,8%.

http://economico.sapo.pt/noticias/estrangeiros-salvam-turismo-nacional-em-agosto_128922.html

Sem comentários:

Enviar um comentário