quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ascensor da Glória

Ascensor da Glória
Inaugurado a 24 de Outubro de 1885, este ascensor foi o segundo transporte do género implantado em Lisboa. Trata-se do ascensor mais movimentado da cidade de Lisboa. Em 2002 foi classificado como Monumento Nacional.

Percurso:
Praça dos Restauradores - Bairro Alto

Horário de Funcionamento:

2ª a 5ª Feira: 7:00h – 24:00h
6ª Feira: 7:00h – 24:30h
Sábado: 8:30h – 24:30h
Domingo e Feriado: 9:00h – 24:00h

Ascensor da Glória celebra o 126º aniversário




A CARRIS assinala, no próximo dia 24 de Outubro (2ª feira), o 126º aniversário da inauguração do Ascensor da Glória, classificado desde Fevereiro de 2002 como Monumento Nacional.

Considerado um verdadeiro ex-líbris da cidade, o Ascensor da Glória atrai diariamente milhares de turistas e, naturalmente, os próprios lisboetas. Foi inaugurado em 1885, estabelecendo a ligação entre a Praça dos Restauradores e o Bairro Alto. Volvidos 100 anos, deu nome ao novo álbum de originais dos Rádio Macau, alcançando também a popularidade a nível nacional através de um hit da música portuguesa.

Para celebrar a ocasião, os CTT têm à venda um bilhete-postal com franquia incluída (Inteiro Postal) alusivo ao tema, para circulação em todo o território nacional. O bilhete-postal, da autoria do designer Francisco Galamba, tem uma tiragem de 15 mil exemplares e está à venda, pelo preço de  €0,32, nas Estações de Correio. Entre as 14:00 e as 17:00 horas, é possível adquirir o Inteiro Postal no Ascensor da Glória, bem como carimbar o mesmo com o timbre comemorativo do aniversário do ascensor, no posto de selo criado especialmente para assinalar a data, na Estação de Correios dos Restauradores.

Mais de um século ao serviço de Lisboa
Electrificado a partir de 1915, o Ascensor da Glória funcionava, inicialmente, com um sistema de tracção de cremalheira e cabo por contrapeso de água, e consistia, fundamentalmente, em dois carros ligados por um cabo subterrâneo subindo e descendo, alternada e simultaneamente, em duas vias paralelas assentes ao nível do chão. O seu movimento era determinado pelo peso da água que, na Estação Superior, era adicionada à viatura descendente e despejada quando esta chegava aos Restauradores.

Em 1915, os trabalhos de alteração trouxeram consigo profundas mudanças. A via passou a apresentar apenas os carris em que assentam os rodados dos carros e a fenda que alberga o cabo que os une, tendo a cremalheira desaparecido. Os carros passaram a funcionar por meio de motores eléctricos instalados a bordo e ligados em série, sendo necessária a manobra conjunta dos seus tripulantes para os pôr em movimento, mas a intervenção de apenas um para os imobilizar.

As carroçarias eram, então, em madeira, da cor do mogno. O amarelo como cor distintiva só surgiu após 1926 quando a Nova Companhia dos Ascensores Mecânicos de Lisboa foi dissolvida e o ascensor se tornou propriedade da CARRIS.
Em Abril de 2006, por questões de segurança relacionadas com obras de manutenção no Túnel do Rossio, o Ascensor da Glória interrompeu a sua actividade, tendo-a reiniciado a 18 de Setembro de 2007.

http://www.carris.pt/pt/noticias/2011/ascensor-da-gloria-celebra-126-aniversario/





Sem comentários:

Enviar um comentário