sábado, 15 de junho de 2013

Artigos: Os melhores terraços de Lisboa

Roteiro
Os melhores terraços de Lisboa
Um roteiro à procura dos melhores terraços para comer, beber e, sobretudo, ver a cidade


Escondem-se no topo de hotéis, em prédios de habitação, em antigos clubes ou associações. E são verdadeiros paraísos, terraços, abertos ao público, para beber um copo e petiscar a partir dos quais é possível, acima de tudo, ver a cidade de Lisboa de forma privilegiada. Mesmo ao lado dos Armazéns do Chiado, no Hotel do Chiado, há o bar Entretanto, no qual, das 17 às 19 horas, pode beneficiar de descontos em todos os cocktails.

Enquanto aprecia as vistas do castelo, do elevador de Santa Justa, do rio e dos telhados dos prédios pombalinos, pode ainda comer uma sanduíche de salmão fumado com molho de iogurte, por exemplo. Umas ruas adiante, fica a Travessa do Ferragial. É por este "beco" que se entra no próximo destino deste roteiro, a Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina.

Só precisa de tocar à campainha e subir a escadaria. Lá em cima, existe uma cantina humilde, sim, mas que surpreende pelos preços acessíveis (o menu, composto por prato, pão, sopa ou sobremesa, custa €6,50) e, sobretudo, pela esplanada com uma das mais bonitas vistas sobre o Tejo. Note bem: só servem pequenos-almoços (a partir das 8 e 30) e almoços (das 12 às 15 horas), de segunda a sexta-feira.

E já que estamos na zona do Chiado, justifica-se uma visita ao Terraço BA, no Bairro Alto Hotel, novamente nomeado para os World Travel Awards 2013. Agora com um horário alargado até à uma da manhã, pode beber-se ali uma sangria ou provar uma das saladas. Em seguida, rumamos à zona dos Restauradores. O terraço de que aqui se fala situa-se no sétimo piso do Altis Avenida, virado para a Avenida da Liberdade, embora a partir dele também se veja o Rossio. Funciona nos horários de pequeno-almoço (das 7 às 10 e 30), almoço (12 e 30 às 15 horas) ou jantar (19 e 30 às 22 e 30) e, até à uma da madrugada, também é possível pedir uma bebida e um snack.

A meio da Avenida da Liberdade, subimos ao 11.° piso do NH Hotel. Estamos no NH Terrace Bar. Em redor da piscina panorâmica (quem não está alojado no hotel, terá de pagar €25...), foi criada uma área de esplanada que pode ser frequentada por toda a gente. A ementa inclui sugestões leves (como o hambúrguer supremo de frango ou a tosta rústica com queijo de cabra) e os serões prometem ser animados por dj's convidados ou música ao vivo (até às 23 horas). A poucos passos, no Hotel Tivoli Lisboa, também podem aproveitar-se os finais de dia, no Sky Bar, aberto até à 1 hora da madrugada.

Instalado no topo do antigo Mercado Chão de Loureiro (transformado em parque de estacionamento), o ZamBeZe é um restaurante dedicado à gastronomia moçambicana e portuguesa. No terraço, um dos mais espaçosos da capital, com 300 metros quadrados, pode-se relaxar e apreciar a paisagem à nossa frente.

Para finalizar (ou para começar, dependendo do percurso escolhido pelo leitor), paramos na renovada esplanada do Clube Ferroviário (Rua de Santa Apolónia, 59). O chão, as paredes e algumas peças de mobiliário têm agora novas tonalidades (cinzento, azul e amarelo). O bar, remodelado, tem uma cobertura de madeira.

A zona das antigas cadeiras de comboio também ganhou uma estrutura em cana para fazer sombra e alguns assentos foram forrados com tecido novo. Mantém-se, no entanto, a área "relvada" (sintética) para quem preferir apanhar banhos de sol. Com o horário prolongado durante a semana até às 2 da manhã e, às sextas e sábados, até às 4 horas, é o lugar ideal para começar (e terminar) a noite.

Fonte


ZamBeZe

Sem comentários:

Enviar um comentário