segunda-feira, 5 de março de 2012

Turismo de Portugal lança selo de qualidade para taxistas

04.03.2012

"Welcome by Taxi" é a designação do projecto da Autoridade Turística Nacional para elevar a hospitalidade e qualidade de atendimento dos taxistas, muitas vezes os primeiros anfitriões dos viajantes. Arranca em Abril.

"Os profissionais de táxi são muitas vezes os primeiros e mais frequentes interlocutores dos turistas que visitam Portugal, podendo ter um efeito decisivo na forma como os estrangeiros percepcionam o destino." Com esta conclusão em mente, o Turismo de Portugal apresentou, na BTL – Feira Internacional de Turismo em Lisboa, o projecto "Welcome by Taxi", dirigido aos taxistas, de forma a “melhorar substancialmente a hospitalidade e a qualidade do atendimento dos motoristas de táxi”.

Dinamizado pelas Escolas do Turismo de Portugal, o projecto destina-se, numa primeira fase, a taxistas das áreas de Lisboa, Porto e Faro. A partir de Abril, estes profissionais participarão num curso que inclui um módulo de aprendizagem da língua inglesa, “expressamente dirigido às necessidades dos profissionais de táxi no seu relacionamento com estrangeiros”, e outro de formação nas áreas da hospitalidade (“como a imagem, comportamento e cortesia no atendimento”). Aprenderão também a identificar melhor os principais pontos de atracção turística das cidades onde desenvolvem a sua actividade, “de modo a capacitá-los para o aconselhamento de espaços de animação diurna e nocturna, restaurantes, bairros típicos, cafés, museus, esplanadas ou jardins”.  

A frequência da acção de formação – que se reparte por dois módulos de 25 horas – dará acesso ao selo de qualidade Welcome by Taxi, criado pelo Autoridade Turística Nacional. O selo, prevêem os responsáveis pelo projecto, “funcionará futuramente como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da sua actividade”. A frequência deverá ser também reconhecida para efeitos de renovação do Certificado de Aptidão Profissional de motorista de táxi pelo Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT).

Depois de Lisboa, Porto e Faro, o projecto deverá estender-se a todo o país, através da rede de Escolas de Hotelaria e Turismo. Diversas entidades apoiam o Welcome by Taxi, incluindo o IMTT, Associação Turismo de Lisboa, Antral (Associação Nacional dos Transportadores em Automóveis Ligeiros), Federação Portuguesa do Táxi, Esquadra de Turismo do Porto, ATC-Porto Tours (Associação de empresários para o desenvolvimento do turismo cultural no Porto), o Departamento de Turismo da Câmara Municipal do Porto e a Entidade Regional do Algarve.

Em comunicado, o Turismo de Portugal recorda que, recentemente, um estudo comparativo, realizado pela empresa europeia EuroTest sobre a qualidade e a segurança da mobilidade na Europa, classificou o serviço de táxis na cidade de Lisboa como “Bom”, sendo que nenhuma das 22 cidades analisadas teve a classificação máxima de “Muito Bom”. O índice de classificação “Bom” foi atribuído a mais seis cidades - Barcelona, Munique, Colónia, Milão, Berlim e Paris.

http://fugas.publico.pt/Noticias/301152_turismo-de-portugal-lanca-selo-de-qualidade-para-taxistas

Sem comentários:

Enviar um comentário