quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

UE lança iniciativa para apoiar TIC no Turismo

A Comissão Europeia anunciou ontem a criação da P.ICT.URISM (Plataforma para as TIC no Turismo), uma iniciativa com a duração de dois anos e meio que visa apoiar e incentivar o recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação pelas PMEs que se dedicam ao Turismo.

O objetivo é estimular o desenvolvimento do chamado "turismo à medida", um serviço mais preocupado em ir ao encontro dos diferentes tipos de clientes, ao invés de apostar nas ofertas de massas.

De acordo com os dados da Comissão, é esperado um aumento importante da procura por este tipo de serviços "personalizados", que constituem um segmento "particularmente relevante para as PMEs europeias".

A iniciativa agora apresentada procura facilitar a comunicação e encorajar a colaboração entre as pequenas unidades hoteleiras, os fornecedores de serviços de lazer e as agências de viagens e operadores turísticos. Espera-se que tal dote as empresas de pequena e média dimensão de meios para responderem melhor e de forma mais rápida às necessidades e desenvolvimento do mercado.

Em concreto, o programa - que será posto em prática por um consórcio que integra associações de marcas e do setor e a Universidade de Bocconi (Milão)- implica por exemplo facilitar a ligação entre as PMEs e os players mais releventas deste mercado, dotando as empresas de meios de comunicação a preços que possam pagar.

A plataforma será composta por três componentes: uma política, outra tecnológica e uma terceira operacional.

Espera-se que assim seja facilitada a entrada no mercado de novos agentes e sedimentadas as relações entre as pequenas e grandes empresas, ajudando as primeiras a afirmarem-se como parceiras internacionais de negócio.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/ue_lanca_iniciativa_para_apoiar_tic_no_turism_1215077.html

Sem comentários:

Enviar um comentário