sábado, 3 de dezembro de 2011

Mercado russo e brasileiro em destaque no turismo de negócios para Portugal

12:40h - 02/12/2011

O Turismo de Portugal esteve presente na EIBTM, que se realizou até ontem em Barcelona, juntamente com 43 empresas, para promover a oferta do destino no segmento do turismo de negócios.

Em entrevista ao ambitur.pt, Miguel Perestrello, director do Turismo de Portugal em Espanha, afirmou que nesta participação notou, para além dos mercados tradicionais da Alemanha, Reino Unido e França, “muita procura no nosso ‘stand’ por parte do mercado russo. Têm nos visitado bastantes agentes russos que têm assistido às nossas apresentações do destino, demonstrando um largo interesse”.

A par deste também o mercado brasileiro, que “tem vindo a crescer fortemente para Portugal em termos de procura, marca uma forte presença”. “De uma forma geral, tenho sentido reacções positivas, não sei se têm se concretizado, mas têm uma forte adesão”, adianta.

No que diz respeito ao mercado espanhol, pelo qual é agora o responsável do instituto público, Miguel Perestrello realça que “os resultados que temos tido até agora, e que estão apurados até Setembro, demonstram que o turismo de Espanha para Portugal tem crescido. É um crescimento que nos parece sustentado, temos vindo a fazer uma aposta que tem resultado num aumento da estada média dos espanhóis em Portugal e esse era um dos grandes objectivos a que o Turismo de Portugal se propôs, aumentar o número de dormidas dos espanhóis. Porque os espanhóis são o número um em termos de hóspedes para Portugal, já em dormidas não acompanhavam essa posição. Essa aposta parece-nos que está a resultar, a forma como temos estado a trabalhar directamente ao público espanhol, ao consumidor final tem resultado e portanto aumentámos o número de hóspedes, aumentámos o número de dormidas, um crescimento superior ao número de hóspedes, portanto a estratégia está a resultar”.

Em relação ao próximo ano, o director do Turismo de Portugal em Espanha realça que “estamos confiantes que vamos conseguir manter este crescimento sustentado, vamos continuar a nossa aposta direccionada ao consumidor final, que é a grande forma de procura de Portugal”.

Neste sentido, a promoção de Portugal em Espanha irá continuar a incidir na gastronomia, mas também na cultura com destaque para Guimarães Capital da Cultura 2012 “e agora o fado que será o nosso ‘leitmotiv’ para 2012 para manter a cultura que os espanhóis gostam de conhecer, por isso o fado vai conseguir seguramente tocar nos ouvidos dos espanhóis”.

No que diz respeito em particular ao crescimento do turismo de negócios, “o crescimento [do mercado espanhol] também tem acompanhado o crescimento global, mas há necessidade de fazer uma forte aposta, daí esta nossa presença acompanhado pelo sector privado, que também tem marcado a sua presença na EIBTM e demonstra que de grande parte do sector privado há um forte empenhamento neste segmento”, indica.

No stand do Turismo de Portugal, com mais de 500 m2, concentraram-se os contactos entre as 43 empresas, os ‘convention bureaux’ de Lisboa, Estoril, Porto, Algarve e Madeira. De salientar a presença pela primeira vez na EIBTM de duas unidades da região Centro de Portugal num evento deste segmento – o Montebelo Hotels & Resorts e o Grande Hotel do Luso, no âmbito da iniciativa 4Senses.

por Raquel Relvas Neto

http://www.ambitur.pt/site/news.asp?news=25006

Sem comentários:

Enviar um comentário