terça-feira, 29 de novembro de 2011

Receitas do Turismo devem cair 15% este ano e 2012 será pior

Terça-feira, 29 de Novembro de 2011 | 09:48

 A Associação de Agências de Viagens estimou hoje que a quebra este ano nas receitas do turismo de lazer é de 15 por cento e admitiu que a eliminação de feriados vai agravar a tendência.

«As estimativas que fazemos é que, este ano, e em relação às viagens de lazer, a quebra andará nos 15 por cento», disse à Lusa o porta-voz da APAVT Paulo Brehm, acrescentando que só se poderá ter valores exatos no final do ano, quando forem divulgadas as contas das associadas.

Já nas viagens de negócios, avançou, a redução nas receitas deverá ser «ligeiríssima» enquanto a receção de turistas até «deve ter registado um aumento».

Para Paulo Brehm, a redução sentida este ano pelas agências de viagens ainda não foi completa, antecipando que o próximo ano se faça "sentir na totalidade os efeitos da crise e das medidas de austeridade tomadas pelo Governo".

Embora não tenha ainda estimativas para 2012, o presidente da APAVT admitiu que a eliminação de alguns feriados e pontes - decidida pelo Governo como forma de reforçar a produtividade - "vai agravar a tendência".

"É óbvio que afecta sempre", disse, lembrando que "faz parte da tradição e dos hábitos dos portugueses [aproveitar os feriados e pontes] para fazer pausas mais longas e [a sua eliminação representa] menos oportunidades".

No entanto, sublinhou, "é muito mais grave o actual contexto económico, que reduz o poder económico dos portugueses e os devera retrair de gozarem férias".

Reconheceu ainda que a associação "não pode deixar de encarar o próximo ano com preocupação" e adiantou que a procura de alternativas para o turismo será um dos grandes temas em debate no seu próximo congresso anual.

"Seguramente aquilo que se vai passar é uma adaptação da oferta ao perfil, que se sabe mais retraído e com menos capacidade de investimento. Provavelmente vamos ter opções de estadia mais curtas, destinos mais económicos e opções mais económicas dentro dos destinos", concluiu.

Diário Digital / Lusa

http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=171278

Sem comentários:

Enviar um comentário