quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Notícias Nacionais: Chegadas internacionais sobem 4,5%, com destaque europeu

Chegadas internacionais sobem 4,5%, com destaque europeu
8 de Novembro de 2011 às 15:15:13 por Tiago da Cunha Esteves

As chegadas de turistas internacionais cresceram 4,5% nos primeiros oito meses do ano, a nível mundial, e a Europa (+6%), “surpreendentemente”, registou o maior crescimento, de acordo com dados da Organização Mundial de Turismo (OMT). Portugal (+11%), Grécia (+14%), Irlanda (13%) e Espanha (+8%) foram mesmo os países que mais se destacaram, em termos de chegadas.

No total, registaram-se 671 milhões de chegadas de turistas internacionais, mais 29 milhões do que no período homólogo do ano passado.

A OMT sublinha que, “ao contrário das tendências em anos recentes, o crescimento nas chegadas durante os oito primeiros meses foi mais alto nas economias avançadas (+4,9%) do que nas emergentes (+4%), devido, principalmente, aos fortes resultados da Europa”.

Por outro lado, as chegadas de turistas ao Médio Oriente caíram 9% e no Norte de África a descida foi de 15%, devido aos confrontos político-sociais que ainda continuam a marcar alguns destinos dessas regiões.

“Apesar da volatilidade actual, o turismo internacional está a provar que é um importante motor económico para muitos países europeus, ajudando a aliviar a balança dos pagamentos”, disse o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, em reacção aos dados. “A OMT encoraja os governos a apoiarem o turismo e a considerarem o sector como dos que consegue trazer de volta a recuperação económica, dada a sua capacidade de distribuir riqueza e criar emprego”, acrescentou.

2011 deverá chegar ao fim com um crescimento nas chegadas entre os 4% e os 4,5%, de acordo com as estimativas da OMT. Para 2012, prevê-se uma subida entre 3% a 4%.

http://www.publituris.pt/2011/11/08/chegadas-internacionais-sobem-45-com-destaque-europeu/

Sem comentários:

Enviar um comentário